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Nissan Leaf ou Renault Zoe: que carro elétrico comprar?

Comparamos o Nissan Leaf de R$ 293.790 com o Renault Zoe, que tem uma versão de 229.990 e outra de R$ 204.990

4 jan 2022 - 06h00
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Nissan Leaf e Renault Zoe
Nissan Leaf e Renault Zoe
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Entre os carros elétricos sem preço estratosférico, o Nissan Leaf é o mais vendido do Brasil. Ele é também o sexto carro elétrico mais econômico do país mas sua bateria limitada começa a abrir espaço para outras propostas. Uma delas é o Renault Zoe. Os carros são de categorias diferentes, mas ainda assim vale a pena analisar este tira-teima de 5 itens: potência, consumo, multimídia, segurança e preço.

Os critérios de pontuação são os seguintes: 5 x 0 se um dos carros tiver vantagem absurda, 4 x 1 se for uma grande vantagem, 3 x 2 se a vantagem não for muito grande; 2,5 x 2,5 se houver empate. Portanto, cada carro pode somar no máximo 25 pontos no total dos cinco itens analisados. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos cinco itens mais importantes para a maioria dos consumidores.

Potência

O Nissan Leaf é mais potente. Seu motor elétrico tem 110 kW (149 cv) contra 99 kW (135 cv) do Renault Zoe. Por isso, o Leaf é mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h: 7,9 segundos contra 9,5 segundos. A diferença de torque também é grande: 320 Nm para o Leaf e 245 Nm para o Zoe. Vitória do Nissan.

Nissan Leaf e Renault Zoe
Nissan Leaf e Renault Zoe
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Consumo

O Leaf tem um consumo de 17,2 kWh/100 km, enquanto o Zoe consome 20,0 kWh/100 km. Porém, num carro elétrico, isso não é uma vantagem se a capacidade da bateria for pequena. Este é o ponto fraco do Nissan Leaf, que tem uma bateria de 40 kWh e, assim, oferece alcance de apenas 273 km. O Renault Zoe tem uma bateria de 52 kWh e consegue rodar 385 km com uma carga completa. Portanto, vitória do Renault neste item.

Multimídia

Os dois carros têm espelhamento de celular, mas só o Zoe tem navegador por GPS, o que pode ser útil em locais sem conexão de internet. O Leaf tem um item que ficou no passado: CD player. Vamos considerar um empate neste item.

Segurança

O Nissan Leaf é bastante completo em segurança. Tem seis airbags, alertas de mudança de faixa, colisão frontal e tráfego traseiro cruzado, frenagem automática de emergência, leitor de placas de sinalização, piloto automático adaptativo, câmera 360 graus e indicador de fadiga. O Renault Zoe tem apenas quatro airbags (faltam os de cortina). Como vantagem sobre o Leaf, o Zoe tem apenas o encosto de cabeça para todos os passageiros. Vitória folgada do Nissan.

Preço

Com mais equipamentos e por ser maior e mais espaçoso, o Leaf é bem mais caro: R$ 293.790 em versão única. Um preço salgado para um carro que não dispõe de ajuste de profundidade no volante, nem freio de mão elétrico e Auto Hold (equipamentos disponíveis no Zoe). O Renault Zoe é competitivo por R$ 229.990 (Intense) e mais ainda por R$ 204.990 (Zen). A versão Zen perde os seguintes itens: câmera traseira, sensores de estacionamento), alerta de ponto cego e retrovisores elétricos e fotocrômico. Vitória fácil do Renault.

ItemNissan
Leaf
Renault
Zoe
Potência32
Consumo23
Multimídia2,52,5
Segurança41
Preço14
Total12,512,5

Conclusão

Deu empate nos pontos, mas a nossa conclusão é de que vale mais a pena comprar o Renault Zoe. Trata-se de um carro mais moderno e que venceu nos dois itens que mais influenciam a compra de um carro elétrico: consumo e preço. O Leaf é maior, mais potente e mais confortável, seria uma compra mais adequada para uso na estrada, mas o alcance de 273 km é um fator que restringe sua utilização rodoviária. O Zoe, apesar de ser menos potente, é muito bom de dirigir e vai mais longe: 385 km.

Se o objetivo é usar o carro como táxi, entretanto, a compra do Nissan Leaf é mais indicada, pois o carro tem uma ótima distânciuas entre-eixos (2,700 m) e um porta-malas muito maior (435 litros contra 338). Além disso, vem com bancos de couro e ajuste de altura do banco do motorista, o que ajuda a conseguir uma boa posição de dirigir.

Guia do Carro
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