PUBLICIDADE

Militec consegue censurar reportagem de Quatro Rodas

Reportagem “Militec-1 pode ser corrosivo para o motor e não tinha registro na ANP” é censurada pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Entenda

26 ago 2020 - 07h43
Compartilhar
Exibir comentários
Militec-1: reportagem sobre condicionador de metais foi razão da censura à Quatro Rodas.
Militec-1: reportagem sobre condicionador de metais foi razão da censura à Quatro Rodas.
Foto: Militec / Divulgação

Uma reportagem da revista Quatro Rodas, publicada no sábado (15), foi censurada e teve que ser retirada da internet por determinação da juíza Beatriz Fruet de Moraes, do Tribunal de Justiça do Paraná. A juíza atendeu a um pedido da Militec um dia após a publicação da reportagem. Quatro Rodas -- que atua no jornalismo especializado em carros desde 1960 -- revelou o laudo de um relatório de ensaio feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e publicou a seguinte reportagem: “Militec-1 pode ser corrosivo para o motor e não tinha registro na ANP”. A Editora Abril, que publica Quatro Rodas, está avaliando as medidas que tomará contra a censura.

No site Auto Papo, o jornalista Boris Feldman, um dos mais respeitados do país na área de carros por seu conhecimento técnico, também publicou uma reportagem sobre o produto Militec-1. “O fabricante (norte-americano) declara que o Militec é um condicionador de partes metálicas. E que, além de motores, conserva e recupera também câmbios, ar condicionado, compressores, máquina hidráulicas, etc.”, explica Boris Feldman em reportagem publicada na terça-feira (25).  

Boris Feldman no site Auto Papo: vídeo sobre o produto Militec-1.
Boris Feldman no site Auto Papo: vídeo sobre o produto Militec-1.
Foto: Auto Papo / Reprodução

“A empresa que o fabrica afirma que o Militec foi testado – e aprovado – no final da década de 80 pela marinha norte-americana. Mas, obviamente omite que, em 1994, numa nova bateria de testes realizada pelo mesmo órgão, foi reprovado em 9 dos 11 testes”, diz a reportagem do Auto Papo, que continua: “E, por que reprovado? Por conter cloro. Componente químico que gera cloreto ácido, que pode oxidar rolamentos e outros componentes do motor”.

Boris Feldman encerra sua reportagem com uma crítica à censura e pergunta: “Se uma empresa tem seu produto criticado pela imprensa e certeza de sua qualidade, deveria exigir uma publicação esclarecendo os fatos. Existe uma lei que a protege. Só recorre à violência da censura quem não tem argumento embasado cientificamente para se defender. Pois o laudo que tinha a favor de seu produto foi derrubado pelos testes da ANP”.

Em defesa da liberdade de expressão, do livre jornalismo e dos direitos do consumidor, o GUIA DO CARRO repudia a censura à reportagem de Quatro Rodas e espera que os órgãos competentes resolvam o quanto antes esta situação.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade