PUBLICIDADE

Lexus apresenta 1º modelo híbrido plug-in de sua história

Nova geração do Lexus NX estreia nos EUA com visual ousado e inédita versão híbrida plug-in de 306 cv; SUV deve chegar ao Brasil só em 2022

14 jun 2021 14h00
ver comentários
Publicidade
Novo Lexus NX 2022 traz faróis de led e grade em formato de ampulheta.
Novo Lexus NX 2022 traz faróis de led e grade em formato de ampulheta.
Foto: Lexus

Este é o novo Lexus NX 2022. Quase sete anos depois do lançamento da primeira geração do SUV, a Lexus apresentou a segunda geração do modelo NX, que estreia com um visual totalmente renovado e bastante tecnologia. Construído sobre a plataforma GA-K do Toyota RAV4, o novo NX 2022 é o primeiro modelo Lexus a contar com uma versão híbrida plug-in. A segunda geração do SUV só deve chegar ao Brasil em 2022.

Por fora, o visual do novo Lexus NX aposta em um visual ousado, com linhas inspiradas no irmão menor UX. Na dianteira, o SUV conta com faróis de led com formato angular, e uma grade frontal de grandes dimensões em forma de ampulheta. A peça traz acabamento na cor preta. Há ainda duas entradas de ar laterais no para-choque, que contam com luzes de neblina na parte inferior. 

Na lateral, o novo Lexus NX conta com linhas de perfil musculoso, com linha de cintura ascendente. Há também um vinco marcante na lateral, que surge ao final da linha dos vidros e segue até o para-lama dianteiro. O novo Lexus NX ficou um pouco maior do que o modelo anterior, e agora mede 4,66 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos é de 2,69 m, 3 cm a mais do que no NX antigo. As rodas são de 20’’ nas versões topo de linha.

Novo Lexus NX 2022 conta com lanternas traseiras interligadas por uma barra de led.
Novo Lexus NX 2022 conta com lanternas traseiras interligadas por uma barra de led.
Foto: Lexus

Na parte de trás, o destaque do novo Lexus NX fica para as novas lanternas de led. Elas são interligadas por uma barra de led, que percorre a tampa do porta-malas do modelo. Logo abaixo, o SUV traz o nome ‘Lexus’ em posição centralizada, junto com o espaço para a placa. O para-choque conta com um aplique de plástico preto na parte inferior, que contribui para criar a sensação de que o modelo é mais alto do que realmente é.

Por dentro, o novo Lexus NX conta com comandos voltados para o motorista. O painel de instrumentos é digital, e a central multimídia de aspecto flutuante pode ter até 14’’ -- de série, o Lexus NX vem com uma tela de 9,8’’. Há ainda a tecnologia head-up display e um novo sistema de infotenimento com suporte a comandos de voz e às funções Android Auto e Apple CarPlay sem fio. 

Novo Lexus NX 2022: painel de instrumentos digital e central multimídia de até 14’’.
Novo Lexus NX 2022: painel de instrumentos digital e central multimídia de até 14’’.
Foto: Lexus

Outro destaque do novo Lexus NX é o conjunto de tecnologias de segurança e assistência ao condutor. De série, o modelo conta com o pacote Lexus Safety System + de terceira geração, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistentes de permanência em faixa e de frenagem de emergência, sensores de identificação de pessoas e objetos, além de um sistema de alerta de tráfego frontal. 

Sob o capô, o Lexus NX traz uma importante novidade. A inédita versão híbrida plug-in conta com o mesmo conjunto mecânico do Toyota RAV4 híbrido. Ele é composto por um motor 2.5 quatro cilindros a gasolina de 242 cv, e dois motores elétricos posicionados no eixo traseiro. A potência combinada é de 306 cv. Nessa versão, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.

Novo Lexus NX 2022: primeiro modelo da marca a contar com versão híbrida plug-in.
Novo Lexus NX 2022: primeiro modelo da marca a contar com versão híbrida plug-in.
Foto: Lexus

Sempre com um câmbio automático do tipo CVT, o novo Lexus NX 450h+ também pode ser utilizado em modo totalmente elétrico, que oferece 63 km de autonomia e velocidade máxima limitada a 135 km/h. O SUV oferece de série um carregador integrado, que permite recarregar o sistema de baterias de íon-lítio com capacidade de 18 kWh em até quatro horas, com uma carga de até 6,6 kWh.

A nova geração do Lexus NX tem previsão de chegada nos EUA para o terceiro ou quarto trimestre deste ano. No Brasil, o modelo deve chegar apenas em 2022, embora ainda não tenha uma data certa para o lançamento. No país, a Lexus oferece o NX híbrido por preços a partir de R$ 320.990, atuando como uma opção mais luxuosa do que os SUVs Toyota RAV4 e SW4.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade