Impressões: Chevrolet Equinox 1.5T anda bem e é competitivo
O SUV ganhou novas versões e motor 1.5 turbo de 172 cv. Veja as primeiras impressões com as versões Midnight 4x2 e Premier 4x4
Em 2017, o Chevrolet Equinox foi lançado no Brasil em duas versões, LT e Premier, equipadas apenas com motorização 2.0 turbo de 262 cv e câmbio automático de nove marchas. Agora, para elevar a competitividade entre os concorrentes, o SUV inaugura no país o novo motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver até 172 cv de potência (5.600 rpm) e 272 Nm de torque (2.500 rpm).
Além disso, a Chevrolet lança na linha 2020 do Equinox a edição Midnight, já conhecida em outros modelos da marca, demarcada pelo caráter mais jovial e pela presença de detalhes escurecidos no design. Agora, são quatro configurações disponíveis, sendo três com o motor 1.5 (LT, Midnight e Premier) e uma com o 2.0 (Premier).
Já dirigimos as versões Midnight e Premier no campo de provas da General Motors, em Indaiatuba (SP), ambas equipadas com motor 1.5 Ecotec e transmissão automática de seis marchas. A diferença está no peso (o Midnight é 50 kg mais leve que o Premier 1.5), na lista de equipamentos e na oferta de tração integral (exclusiva do Equinox Premier).
O novo conjunto mecânico é bastante competente à proposta mais acessível do carro. Apesar de não ter start-stop, função que liga-desliga o motor automaticamente em breves paradas com o veículo, o Equinox 1.5 ficou até 8,3% mais econômico que o modelo 2.0, segundo dados da Chevrolet. As médias de consumo informadas pelo Inmetro são de 11,7 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, o que o deixa com boa autonomia em relação à rivais como Jeep Compass 2.0 flex e Volkswagen Tiguan 1.4.
As acelerações e retomadas de velocidade atendem bem às solicitações do motorista, com respostas rápidas e suaves, considerando a categoria de SUVs médios de entrada. De acordo com a Chevrolet, o modelo vai de 0-100 km/h em 9,2 segundos (0,3 segundos mais rápido que o VW Tiguan 1.4 flex, por exemplo).
A direção elétrica é leve e precisa. As suspensões absorvem bem as irregularidades do asfalto, permitindo boa estabilidade ao SUV de 4,652 m de comprimento. Com tração integral, a versão Premier 1.5, quando comparada à Midnight, transmite um pouco mais de segurança e controle em trechos sinuosos.
Para quem busca uma pegada mais esportiva, o inconveniente fica por conta da localização dos botões de trocas manuais: acima da manopla de câmbio. Não há opções de aletas atrás do volante em nenhuma das versões. No entanto, clientes de SUVs médios, normalmente, estão preocupados com conforto e comodidade para viajar com a família, qualidades que o Equinox atende com muita aptidão.
No banco traseiro, além do encosto reclinável, os ocupantes contam com bom espaço para as pernas e assoalho totalmente plano. Há ainda saídas de ar-condicionado no final do console central, uma tomada 12 V e duas entradas USB para carregar smartphones. O Equinox ainda não oferece conectividade Wi-Fi a bordo, disponível nos lançamentos mais recentes da marca (novos Onix e Cruze, por exemplo), mas a Chevrolet já planeja incluir o recurso em breve no veículo. A central multimídia MyLink de 8” é item de série para todas as versões, reforçando o novo ideal de conectividade da marca. Entre as diversas aplicações, destacam-se o sistema OnStar, o GPS e o espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. A versão Premier inclui ainda carregador de celular sem fio e sistema de som premium da Bose.
Por R$ 131.990, o Equinox Midnight é baseado na versão de entrada LT, custando R$ 2.000 adicionais (R$ 129.990 contra R$ 131.990), devido à inclusão de rodas aro 19 escurecidas, grade frontal e logotipos externos pintados de preto, além de faróis de neblina com máscara negra. A lista de equipamentos de série é bem completa. Todas as versões contam com acendimento automático dos faróis, seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, partida do motor por botão, faróis xênon com DRL e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Além da tração integral, o Equinox Premier 1.5 (R$ 154.990) adiciona itens como: abertura do porta-malas por sensor de aproximação, alerta de colisão frontal com frenagem ativa e detecção de pedestres, alerta de ponto cego com sensor de aproximação, aviso de movimentação traseira com vibração no banco do motorista, assistente de permanência em faixa e de estacionamento automático, banco do motorista com memória, carregador wireless para smartphone, faróis full LED adaptativos, partida remota pela chave, sistema de som premium Bose e teto solar panorâmico.
Item |
Equinox Midnight |
Equinox Premier |
---|---|---|
Desempenho | Bom | Bom |
Consumo | Bom | Bom |
Segurança | Ótimo | Ótimo |
Conectividade | Ótimo | Ótimo |
Conforto | Ótimo | Ótimo |
Pacote de Série | Muito bom | Muito bom |
Usabilidade | Bom | Muito bom |
Nota (1 a 5) | 4.0 | 4.1 |
O que nós gostamos
- Comportamento dinâmico.
- Desempenho.
- Alto nível de segurança.
- Espaço interno e conforto para os passageiros.
- Conectividade.
- Entradas USB e saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro.
- Lista de equipamentos de série.
O que pode melhorar
- O sistema de trocas manuais de marcha pela alavanca não estimula o uso.
- O quadro de instrumentos poderia ser mais moderno.
Os números
- Motor: 1.5 turbo a gasolina
- Potência máxima: 172 cv a 5.600 rpm (g)
- Torque máximo: 272 Nm a 2.500 rpm (g)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 4,652 m
- Largura: 1,843 m
- Altura: 1,695 m
- Entre-eixos: 2,725 m
- Peso: 1.606 kg (Midnight) e 1.656 kg (Premier)
- Pneus: 235/50 R19
- Porta-malas: 468 litros
- Tanque: 56 litros
- 0-100 km/h: 9s2
- Consumo cidade: 9,5 km/l (g)
- Consumo estrada: 11,7 km/l (g)
- Emissão de CO2: n/d
- Modelos avaliados: 2020