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Impressões: Chevrolet Equinox 1.5T anda bem e é competitivo

O SUV ganhou novas versões e motor 1.5 turbo de 172 cv. Veja as primeiras impressões com as versões Midnight 4x2 e Premier 4x4

11 dez 2019 - 05h00
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Chevrolet Equinox Midnight 1.5: tração dianteira e preço de R$ 131.990.
Chevrolet Equinox Midnight 1.5: tração dianteira e preço de R$ 131.990.
Foto: Divulgação

Em 2017, o Chevrolet Equinox foi lançado no Brasil em duas versões, LT e Premier, equipadas apenas com motorização 2.0 turbo de 262 cv e câmbio automático de nove marchas.  Agora, para elevar a competitividade entre os concorrentes, o SUV inaugura no país o novo motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver até 172 cv de potência (5.600 rpm) e 272 Nm de torque (2.500 rpm). 

Além disso, a Chevrolet lança na linha 2020 do Equinox a edição Midnight, já conhecida em outros modelos da marca, demarcada pelo caráter mais jovial e pela presença de detalhes escurecidos no design. Agora, são quatro configurações disponíveis, sendo três com o motor 1.5 (LT, Midnight e Premier) e uma com o 2.0 (Premier). 

Já dirigimos as versões Midnight e Premier no campo de provas da General Motors, em Indaiatuba (SP), ambas equipadas com motor 1.5 Ecotec e transmissão automática de seis marchas. A diferença está no peso (o Midnight é 50 kg mais leve que o Premier 1.5), na lista de equipamentos e na oferta de tração integral (exclusiva do Equinox Premier).

Chevrolet Equinox Premier 1.5: tração integral e preço de R$ 154.990.
Chevrolet Equinox Premier 1.5: tração integral e preço de R$ 154.990.
Foto: Divulgação

O novo conjunto mecânico é bastante competente à proposta mais acessível do carro. Apesar de não ter start-stop, função que liga-desliga o motor automaticamente em breves paradas com o veículo, o Equinox 1.5 ficou até 8,3% mais econômico que o modelo 2.0, segundo dados da Chevrolet. As médias de consumo informadas pelo Inmetro são de 11,7 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, o que o deixa com boa autonomia em relação à rivais como Jeep Compass 2.0 flex e Volkswagen Tiguan 1.4.

As acelerações e retomadas de velocidade atendem bem às solicitações do motorista, com respostas rápidas e suaves, considerando a categoria de SUVs médios de entrada. De acordo com a Chevrolet, o modelo vai de 0-100 km/h em 9,2 segundos (0,3 segundos mais rápido que o VW Tiguan 1.4 flex, por exemplo). 

A direção elétrica é leve e precisa. As suspensões absorvem bem as irregularidades do asfalto, permitindo boa estabilidade ao SUV de 4,652 m de comprimento. Com tração integral, a versão Premier 1.5, quando comparada à Midnight, transmite um pouco mais de segurança e controle em trechos sinuosos.

Para quem busca uma pegada mais esportiva, o inconveniente fica por conta da localização dos botões de trocas manuais: acima da manopla de câmbio. Não há opções de aletas atrás do volante em nenhuma das versões.  No entanto, clientes de SUVs médios, normalmente, estão preocupados com conforto e comodidade para viajar com a família, qualidades que o Equinox atende com muita aptidão. 

No banco traseiro, além do encosto reclinável, os ocupantes contam com bom espaço para as pernas e assoalho totalmente plano. Há ainda saídas de ar-condicionado no final do console central, uma tomada 12 V e duas entradas USB para carregar smartphones. O Equinox ainda não oferece conectividade Wi-Fi a bordo, disponível nos lançamentos mais recentes da marca (novos Onix e Cruze, por exemplo), mas a Chevrolet já planeja incluir o recurso em breve no veículo. A central multimídia MyLink de 8” é item de série para todas as versões, reforçando o novo ideal de conectividade da marca. Entre as diversas aplicações, destacam-se o sistema OnStar, o GPS e o espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. A versão Premier inclui ainda carregador de celular sem fio e sistema de som premium da Bose.

Por R$ 131.990, o Equinox Midnight é baseado na versão de entrada LT, custando R$ 2.000 adicionais (R$ 129.990 contra R$ 131.990), devido à inclusão de rodas aro 19 escurecidas, grade frontal e logotipos externos pintados de preto, além de faróis de neblina com máscara negra. A lista de equipamentos de série é bem completa. Todas as versões contam com acendimento automático dos faróis, seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, partida do motor por botão, faróis xênon com DRL e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Além da tração integral, o Equinox Premier 1.5  (R$ 154.990) adiciona itens como: abertura do porta-malas por sensor de aproximação, alerta de colisão frontal com frenagem ativa e detecção de pedestres, alerta de ponto cego com sensor de aproximação, aviso de movimentação traseira com vibração no banco do motorista, assistente de permanência em faixa e de estacionamento automático, banco do motorista com memória, carregador wireless para smartphone, faróis full LED adaptativos, partida remota pela chave, sistema de som premium Bose e teto solar panorâmico.

MIDNIGHT VERSUS PREMIER
Item

Equinox

Midnight

Equinox

Premier

Desempenho Bom Bom
Consumo Bom Bom
Segurança Ótimo Ótimo
Conectividade Ótimo Ótimo
Conforto Ótimo Ótimo
Pacote de Série Muito bom Muito bom
Usabilidade Bom Muito bom
Nota (1 a 5) 4.0 4.1

O que nós gostamos

  • Comportamento dinâmico.
  • Desempenho.
  • Alto nível de segurança.
  • Espaço interno e conforto para os passageiros.
  • Conectividade.
  • Entradas USB e saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro.
  • Lista de equipamentos de série.

O que pode melhorar

  • O sistema de trocas manuais de marcha pela alavanca não estimula o uso.
  • O quadro de instrumentos poderia ser mais moderno.

Os números

  • Motor: 1.5 turbo a gasolina
  • Potência máxima: 172 cv a 5.600 rpm (g)
  • Torque máximo:  272 Nm a 2.500 rpm (g)
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 4,652 m
  • Largura: 1,843 m 
  • Altura: 1,695 m  
  • Entre-eixos: 2,725 m 
  • Peso: 1.606 kg (Midnight) e 1.656 kg (Premier)
  • Pneus: 235/50 R19
  • Porta-malas: 468 litros
  • Tanque: 56 litros
  • 0-100 km/h: 9s2
  • Consumo cidade: 9,5 km/l (g) 
  • Consumo estrada: 11,7 km/l (g) 
  • Emissão de CO2: n/d
  • Modelos avaliados: 2020
Guia do Carro
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