PUBLICIDADE

Ford Mondeo ganha nova geração com visual ousado na China

Baseado no conceito Evos, novo Ford Mondeo revelado na China adota carroceria cupê e seria um belo sucessor para o sedã Fusion no Brasil

18 jan 2022 06h00
ver comentários
Publicidade
Novo Ford Mondeo
Novo Ford Mondeo
Foto: Ford/Divulgação

Pelo menos na China, nem só de SUVs e picapes viverá a Ford do futuro. A montadora americana apresentou nesta segunda-feira (17) em seu centro de design em Xangai a nova geração do Mondeo. Com visual ousado baseado no conceito Evos, o novo Ford Mondeo substitui a geração anterior do sedã médio-grande que foi vendido no Brasil como Fusion entre 2012 e 2020. Inicialmente, o novo Ford Mondeo será vendido apenas no mercado chinês.

Por fora, o design chama a atenção. A dianteira do novo Ford Mondeo traz como destaque os faróis bipartidos com assinatura visual em led na parte superior. Eles são interligados por uma faixa de led que atravessa a grade frontal de formato trapezoidal. A peça conta com acabamento pontilhado e efeito tridimensional. Logo abaixo, os faróis principais têm formato retangular.

Novo Ford Mondeo
Novo Ford Mondeo
Foto: Ford/Divulgação

O Ford Mondeo também inaugura a nova identidade visual da montadora americana, que é batizada de “Progressive Energy in Strength” (Energia progressiva em força). De acordo com a Ford, o novo sedã é 23 mm mais largo e 63 mm mais comprido que o modelo anterior. Na lateral, o Mondeo aposta em linhas musculosas, com vincos marcantes na região dos para-lamas e nas portas. O teto adota um caimento suave como num cupê, e o modelo apresentado conta com pintura em dois tons. As maçanetas são embutidas.

Novo Ford Mondeo
Novo Ford Mondeo
Foto: Ford/Divulgação

Na traseira, o destaque fica para as lanternas de led. Com formato horizontal, elas trazem elementos internos que remetem ao esportivo Mustang, e são interligadas por uma barra que traz o brake-light. Logo abaixo, o sedã traz o nome Mondeo escrito de forma centralizada, e o espaço que abriga a placa. No para-choque há um acabamento que simula saídas duplas de escapamento. 

Por enquanto, a Ford ainda não revelou detalhes do interior ou sobre a motorização da nova geração do Mondeo. No entanto, assim como no conceito Evos, o novo sedã da Ford deve trazer uma central multimídia de aspecto flutuante integrada ao painel de instrumentos digital, formando uma grande tela no interior do modelo. Sob o capô, também são esperadas versões a combustão e híbridas. 

Novo Ford Mondeo
Novo Ford Mondeo
Foto: Ford/Divulgação

O novo Ford Mondeo será produzido pela joint-venture Changan Ford e deve ter as primeiras unidades entregues aos clientes chineses ainda em 2022. Apesar de ainda não ter previsão de lançamento em outros países, a Ford destaca que o desenvolvimento do novo sedã contou com a colaboração de outras equipes da marca ao redor do mundo. 

Com isso, a montadora pode ter indicado a possibilidade do novo Mondeo ser oferecido em outros mercados, sobretudo no mercado europeu. No Velho Continente, a Ford ainda oferece modelos como os hatches Fiesta e Focus, além da atual geração do Mondeo nas carrocerias sedã e perua. Já para o Brasil, a vinda do novo Mondeo é remota, uma vez que a Ford decidiu focar em SUVs e picapes no mercado brasileiro.

Novo Ford Mondeo
Novo Ford Mondeo
Foto: Ford/Divulgação
Guia do Carro
Publicidade
Publicidade