PUBLICIDADE

Fiat Uno passa a ser vendido em versão única por R$ 56 mil

Após 37 anos de mercado, Fiat Uno perde versões e pode sair de linha no fim do ano; modelo é oferecido apenas na versão Attractive 1.0

19 mai 2021 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Uno é oferecido apenas na versão Attractive 1.0.
Fiat Uno é oferecido apenas na versão Attractive 1.0.
Foto: Stellantis

O Fiat Uno pode estar prestes a sair de linha. O hatch compacto passou a ser vendido apenas na versão de entrada Attractive, equipada com o motor 1.0 Fire de 75 cv e 97 Nm de torque. As versões Drive e Way com o motor 1.0 Firefly de 77 cv e Way com motor 1.3 de 109 cv deixaram de ser oferecidas este mês.

É possível que o Uno saia de linha ainda este ano. O Guia do Carro antecipou e analisou o fim do Fiat Uno em quatro ocasiões, desde maio de 2020, em artigos do nosso editor-chefe, Sergio Quintanilha. E ele não será o único. Os veteranos Fiat Doblò e o sedã Grand Siena também devem dar adeus ao mercado no dia 31 de dezembro de 2021, segundo o Automotive Business. A atual geração do Fiat Uno foi lançada em 2010 e foi reestilizada duas vezes: em 2014 e em 2016. Se contarmos com a primeira geração, já são 37 anos de mercado.

O Fiat Uno Attractive custa R$ 56.190 (R$ 57.995 em São Paulo) e oferece dois opcionais. O primeiro deles é o pacote Kit Visibilidade II, que custa R$ 850 e preparação para som, que custa R$ 990. Além disso, há a oferta de outros equipamentos, que são instalados nas concessionárias da marca. Entre os equipamentos de série, o Fiat Uno Attractive oferece ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com função “um toque”, computador de bordo, rodas de ferro de 14’’ com calotas e faróis com máscara negra.

Atual geração do Fiat Uno foi lançada em 2010.
Atual geração do Fiat Uno foi lançada em 2010.
Foto: Stellantis

Com 10.042 unidades emplacadas até abril, o Fiat Uno é o 23º colocado no ranking geral de vendas da Fenabrave. O público do modelo é concentrado em frotistas e no segmento de vendas diretas. De acordo com a Fenabrave, 96,3% das vendas do hatch foram para essa modalidade. Esses números colocam o Fiat Uno atrás da Strada, Mobi, Toro e Argo, respectivamente.

Além de ser um modelo que atua em um segmento de baixas margens de lucro, o Fiat Uno enfrenta outro problema. Abaixo dele, há o Fiat Mobi, modelo com o qual compartilha uma série de componentes. O Mobi, entretanto, atua em uma faixa de preços mais baixos, e oferece a versão aspiracional Trekking. Com isso, ele foi o 2º carro mais vendido do Brasil em abril, com 6.861 emplacamentos. No ano, o Mobi registrou 24.385 unidades vendidas.

Logo acima, há o Fiat Argo, que concorre diretamente com os modelos Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Com projeto mais recente e uma gama de versões, o Argo também é um dos modelos mais vendidos da Fiat. Na primeira quinzena de maio, o hatch registrou 5.318 emplacamentos, assumindo a liderança do mercado brasileiro.

Fiat Uno pode sair de linha em dezembro deste ano.
Fiat Uno pode sair de linha em dezembro deste ano.
Foto: Stellantis

Com previsão de receber o novo motor 1.0 GSE turbo e o câmbio automático do tipo CVT, o Argo é uma das armas mais importantes do grupo Stellantis para se manter líder no Brasil. Espremido entre dois best-sellers e com projeto antigo, acabou ficando difícil para o Uno sobreviver ou ganhar uma nova geração, pois a Fiat fez uma opção pelo Mobi.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade