0

Fiat lança Mobi Trekking na linha 2021; vão livre cresceu

Mobi Like e Mobi Trekking têm multimídia UConnect 7” e o vão livre do solo sobe de 15,6 para 19 cm. Confira versões e preços da linha 2021

16 out 2020
19h08
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Fiat Mobi Trekking: nova versão aventureira dá um gás na linha 2021 do subcompacto.
Fiat Mobi Trekking: nova versão aventureira dá um gás na linha 2021 do subcompacto.
Foto: FCA / Divulgação

Chegou a vez de a Fiat cuidar de seu menor modelo, o Mobi. Depois de um ano marcado por ações de reposicionamento da picape Strada, o Fiat Mobi chega à linha 2021 com novidades. A maior delas é a introdução de uma nova versão aventureira, Mobi Trekking, para oferecer mais opções aos interessados num carro subcompacto. O Mobi já emplacou mais de 215 mil unidades desde seu lançamento, mas nunca conseguiu ser um campeão de vendas, como era o plano inicial.

O Mobi Trekking não é nada barato. De qualquer forma, a Fiat oferece uma série de equipamentos e melhorias no carro para justificar sua entrada na linha, acima das versões Easy e Like. As versões Drive e Way não são mais produzidas. Uma das novidades do Fiat Mobi 2021 é o logotipo Script, que aparece no centro do volante e na chave. Já a Fiat Flag está presente no revestimento do câmbio, para reforçar a origem italiana da marca.

Mobi Trekking traz a mesma proposta que foi bem aceita no Argo e pode aquecer as vendas.
Mobi Trekking traz a mesma proposta que foi bem aceita no Argo e pode aquecer as vendas.
Foto: FCA / Divulgação

A atualização visual do Mobi inclui novos para-choques dianteiros, nova moldura na caixa de rodas, pintura lateral inferior e novas calotas para a versão Like. O modelo teve a suspensão bastante elevada e o vão livre do solo passou de 15,6 cm para 19,0 cm. Com isso, o carro passa a ter o maior ângulo de entrada da categoria (24°), num claro ataque aos atributos “SUV” do rival Renault Kwid. 

Vão livre do solo foi aumentado de 15,6 para 19 cm no Fiat Mobi 2021.
Vão livre do solo foi aumentado de 15,6 para 19 cm no Fiat Mobi 2021.
Foto: FCA / Divulgação

Com a suspensão elevada, o Mobi fica mais versátil ao passar por valetas, lombadas e buracos. Porém, o aumento da distância para o solo foi muito grande e é possível que tenha afetado a dirigibilidade do carro em velocidades maiores, bem como o consumo -- para saber disso, precisamos avaliar o Mobi 2021, o que deve ocorrer em breve. O Mobi Trekking traz vários itens que costumam agradar o público:

  • Barras longitudinais de teto;
  • Teto bicolor com logo alusivo à versão e adesivo no capô;
  • Calotas escurecidas com desenho exclusivo ou rodas de liga leve de 14”;
  • Retrovisores com pintura “black piano”;
  • Faixas laterais e maçanetas pintadas na cor do veículo;
  • Novos tecidos exclusivos com costura laranja;
  • Novo adesivo na tampa traseira e nova identificação da versão.
Nova central multimídia UConnect 7" permite que o Mobvi acesse Android Auto sem usar cabo.
Nova central multimídia UConnect 7" permite que o Mobvi acesse Android Auto sem usar cabo.
Foto: FCA / Divulgação

Uma boa novidade é a chegada da nova geração da central multimídia UConnect 7”. Nesse ponto, o Fiat Mobi fica muito à frente do Renault Kwid e do Volkswagen Up. O subcompacto da marca italiana passa a oferecer o mesmo nível de conectividade de carros superiores, como a nova picape Strada e a Toro. Com a nova multimídia, o Mobi permite acessar Android Auto ou Apple CarPlay sem cabo e pode parear dois smartphones. Além disso, a tela é personalizável e agora há duas entradas USB. Porém, apesar do preço do carro (veja abaixo), a nova central multimídia é opcional nas versões Like e Trekking.  

  • Mobi Easy: R$ 38.990
  • Mobi Like: R$ 46.490
  • Mobi Trekking: R$ 47.390 
Interior do Fiat Mobi Trekking 2021 com todos os opcionais disponíveis.
Interior do Fiat Mobi Trekking 2021 com todos os opcionais disponíveis.
Foto: FCA / Divulgação

A versão Like também oferece o Pack Fit In, que inclui ajuste de altura do volante, do cinto de segurança e do banco do motorista, além de abertura interna da tampa de combustível. Na versão Trekking, há outros dois pacotes de opcionais: Style (rodas de liga leve de 14” e faróis de neblina) e One (retrovisores elétricos com função tilt down, sensor de estacionamento traseiro, ajuste de altura do volante, do cinto de segurança e do banco do motorista, além de abertura interna da tampa de combustível).

Novo logotipo Script da Fiat e a bandeirinha com as cores da Itália compõem visual do Mobi 2021.
Novo logotipo Script da Fiat e a bandeirinha com as cores da Itália compõem visual do Mobi 2021.
Foto: FCA / Divulgação

O motor continua sendo o 1.0 Fire Evo Flex 8V de quatro cilindros com 73/75 cv de potência (gasolina/etanol) e 93/97 Nm de torque. A potência máxima é entregue a 6.250 rpm e o torque máximo surge a 3.850 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas. Apesar de a Fiat ter divulgado que o motor do Mobi tem nota A no Inmetro, isso não é verdade na linha 2021. O motor que teve nota A era o de três cilindros, que não está mais disponível no Mobi zero km. O motor atual, de quatro cilindros, tem nota B no geral e nota C ou até D na categoria. Segundo a Fiat, uma das vantagens do Mobi é “a manutenção é simples, com custos baixos”.

Mobi Trekking traz elementos de carros aventureiros, como a barra no teto e as proteções nas caixas de rodas.
Mobi Trekking traz elementos de carros aventureiros, como a barra no teto e as proteções nas caixas de rodas.
Foto: FCA / Divulgação

Os preços do Fiat Mobi continuam sendo bastante competitivos em relação ao Renault Kwid. O Mobi Trekking é R$ 1.900 mais em conta do que o do Kwid Outsider (R$ 49.290). Já o Mobi Easy é R$ 300 mais caro do que o Kwid Life (R$ 38.690). Quanto ao Mobi Like, versão intermediária, ele é R$ 700 mais caro do que o Kwid Zen (R$ 45.790) e R$ 1.300 mais barato do que o Kwid Intense. Aguarde um comparativo entre o Fiat Mobi 2021 e o Renault Kwid.

Novos tecidos exclusivos com costura laranja nos bancos: interior do Mobi Trekking ficou bem caprichado.
Novos tecidos exclusivos com costura laranja nos bancos: interior do Mobi Trekking ficou bem caprichado.
Foto: FCA / Divulgação

 

Veja também:

Já testamos a segunda geração do Nissan Versa 1.6 CVT
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade