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Conheça o carro elétrico chinês que custa só R$ 30 mil

Lançado em 2020, Wuling Hongguang Mini EV é o carro elétrico mais vendido do mercado chinês e foi desenvolvido em joint-venture com a GM

27 set 2021 - 10h59
(atualizado às 11h18)
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Wuling Hongguang Mini EV.
Wuling Hongguang Mini EV.
Foto: Auto Home/Divulgação

Carro elétrico mais vendido do mercado chinês, o Wuling Hongguang Mini EV acaba de ganhar uma edição especial. Batizada de Macaron, a versão conta com detalhes inéditos de acabamento e opções de cores exclusivas. O modelo está disponível no mercado chinês em duas versões, com preços que variam entre 37.600 (R$ 30.500) e 43.600 yuans (R$ 35.400).

Por fora, o Mini EV chama a atenção pelo pequeno porte, que é um pouco maior do que o Smart ForTwo. O Mini EV mede 2,92 m de comprimento, 1,49 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 1,94 m, e apesar das dimensões pequenas, o modelo chinês pode levar até quatro ocupantes. 

O design da versão Macaron é basicamente o mesmo das demais configurações. Na dianteira, os faróis de formato retangular ganham luzes diurnas de led e novas lâmpadas de halogênio, que melhoram a visibilidade noturna. A grade dianteira com design fechado traz acabamento em black piano. Na lateral, as rodas contam com acabamento diamantado e o modelo traz pintura em dois tons.

Wuling Hongguang Mini EV Macaron.
Wuling Hongguang Mini EV Macaron.
Foto: Divulgação

Na traseira, as lanternas de led também são novas. Elas são interligadas por uma barra horizontal, que assim como a grade dianteira, conta com acabamento em black piano. A peça ainda traz o nome Wuling escrito por extenso. O Mini EV Macaron estreia duas cores exclusivas, a tonalidade azul Merlot e o branco Coco Cru. Por dentro, o acabamento é basicamente o mesmo das demais versões do minicarro. A diferença fica para as tonalidades internas que combinam com as novas cores externas. 

O painel de instrumentos é digital, e os comandos de ventilação e rádio ficam dispostos horizontalmente. As saídas de ar ocupam praticamente todo o painel frontal. Um destaque do modelo é o pequeno console central, que traz os comandos dos vidros elétricos e um seletor de marchas giratório. Dentre os equipamentos, o modelo oferece freios ABS, bancos traseiros com Isofix, airbag duplo e rádio com bluetooth.

Wuling Hongguang Mini EV Macaron.
Wuling Hongguang Mini EV Macaron.
Foto: Auto Home/Divulgação

Equipado com um motor elétrico traseiro de apenas 27 cv de potência e 84 Nm de torque, o Mini EV conta com duas opções de baterias, ambas de fosfato-ferro-lítio. A opção mais em conta traz uma bateria de 9,3 kWh, que oferece 120 km de alcance. O tempo de recarga total é de 6 horas e meia em corrente alternada. Já a opção topo de linha é equipada com uma bateria de 13,8 kWh. Nesse caso, o alcance é de 170 km e a carga completa demora 9 horas.

Desenvolvido em uma parceria entre SAIC, Wuling e General Motors, o Mini EV é o carro elétrico mais vendido da China. Lançado em 2020, o modelo vendeu quase 222 mil unidades somente este ano, mais do que o dobro do segundo colocado, o Tesla Model 3. Apesar de não ter previsão de chegar ao Brasil, o Mini EV seria uma opção interessante no mercado nacional. Atualmente, o carro elétrico mais em conta do país é o JAC E-JS1, que parte de R$ 149.990.

Wuling Hongguang Mini EV Macaron.
Wuling Hongguang Mini EV Macaron.
Foto: Divulgação
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