Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Combustível caro? Saiba como economizar no abastecimento

Entenda o consumo de seu carro para fazer a melhor escolha do combustível. As dicas são da autotech Zul+

7 jul 2021 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários
Combustível caro: nova realidade brasileira.
Combustível caro: nova realidade brasileira.
Foto: Petrobras

Os novos preços dos combustíveis começaram a valer esta semana. A gasolina ficou 6,3% mais cara e o diesel teve acréscimo de 3,7% na Petrobrás. Pensando nesse aumento, o Zul+, principal autotech da América Latina, preparou algumas dicas de como escolher o combustível correto e economizar na hora de abastecer.

"Analisando friamente o que é mais vantajoso, podemos falar que a gasolina é o mais econômico. Porém, ao se aprofundar no tema, concluímos que para se ter uma resposta mais próxima da realidade é necessário fazer alguns cálculos", afirma André Brunetta, CEO do Zul+. Veja as dicas a seguir.

1. Analise a frequência com que usa o carro, e o trajeto que costuma percorrer

Como ponto de partida podemos dizer que o etanol é mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo em menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando. Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina, já que o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta.

2. Faça cálculos

Agora para se ter a resposta exata, multiplique o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for maior que o preço do etanol, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso seja menor, opte pela gasolina. Outra forma de chegar à resposta correta é calcular quantos quilômetros por litro o veículo faz com cada combustível, em carros mais modernos, o próprio instrumento aponta quantos km/litro o veículo está fazendo.

"Como podemos perceber, não é tão fácil responder qual combustível compensa mais. Para tomar a decisão lembre-se de analisar a frequência do uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol", conclui Brunetta.

3. Monitore seus gastos com combustível

Outra coisa importante é monitorar seus gastos com combustível, seja gasolina ou álcool. Com o aplicativo do Zul+, os usuários podem realizar pagamentos nos postos da rede Shell, diretamente do celular. Isso garante que o motorista tenha um histórico de gastos, e abasteça de forma 100% digital, rápida e segura.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade