Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Audi apresenta o novo A3 Sedan. É difícil não se apaixonar

Design tem a linha lateral estendida e teto semelhante ao de um cupê. Veja os planos da Audi para a segunda geração do A3 Sedan no Brasil

21 abr 2020 - 13h30
Compartilhar
Exibir comentários
Uma traseira belíssima um conjunto harmonioso marcam o novo A3 Sedan.
Uma traseira belíssima um conjunto harmonioso marcam o novo A3 Sedan.
Foto: Audi / Divulgação

Especialistas costumam cultuar os sedãs como a essência do automóvel. Motor na dianteira, bom espaço na cabine, amplo porta-malas e uma uma distribuição de peso que resulta em boa dinâmica. Por isso, é difícil não se apaixonar pelo novo Audi A3 Sedan. A montadora alemã apresentou hoje a segunda geração de seu compacto premium. Ele será vendido na Europa a partir de 27.700 euros (cerca de R$ 160 mil).

O novo Audi A3 Sedan é digital e totalmente conectado, desde o infotainment até os sistemas de assistência. Sob a carroceria elegante, a Audi promete que “o ajuste refinado da suspensão garante uma experiência de condução tão eficiente quanto dinâmica”. A elegância esportiva do novo A3 Sedan tem tudo para fazer sucesso. Comparado com o seu antecessor, ele é 4 cm mais comprido (4,50 m), porém a distância entre eixos permanece inalterada. Sua largura aumentou em 2 cm (1,82 m) e ele agora é 1 cm mais alto (1,43 m). Assim, o espaço dianteiro melhorou 2 cm e o porta-malas tem 425 litros (como era antes).

De frente, o carro mostra o quanto evoluiu nessa segunda geração, pois ficou maior.
De frente, o carro mostra o quanto evoluiu nessa segunda geração, pois ficou maior.
Foto: Audi / Divulgação

O cockpit do A3 Sedan é totalmente focado no motorista. A posição de dirigir ficou mais baixa. O painel de instrumentos com a tela tátil MMI é levemente inclinado em direção ao condutor. Ela tem 10,1” e, segundo a Audi, é intuitiva de operar. O quadro de instrumentos de 10,25” é digital mesmo na  versão básica. O cockpit virtual mede 12,3” e oferece três visualizações diferentes, incluindo gráficos esportivos com dígitos inclinados e um layout particularmente dinâmico. O conta-giros e a velocidade são mostrados aqui como diagramas de barra com elementos gráficos vermelhos angulares. 

O novo cockpit do A3 Sedan é um sonho e tem foco no motorista.
O novo cockpit do A3 Sedan é um sonho e tem foco no motorista.
Foto: Audi / Divulgação

O novo A3 Sedan está disponível com a opção de dois motores TFSI e um motor turbodiesel (na Europa). O motor 35 TFSI (turbo com injeção direta) tem 1,5 litro e desenvolve 150 cv de potência. Ele está disponível com uma nova transmissão manual de seis velocidades e com um S tronic de sete marchas. Todo o restante do carro acompanha as inovações que já foram introduzidas recentemente no A3 Sportback.

A linha lateral estendida é um dos detalhes de design do novo A3 Sedan.
A linha lateral estendida é um dos detalhes de design do novo A3 Sedan.
Foto: Audi / Divulgação

Mas a pergunta que não quer calar é: será que o novo A3 Sedan vem para o Brasil. É muito provável. Porém, ainda não dá para saber se ele será produzido em São José dos Pinhais (PR), como a atual geração. Antes da crise gerada pela pandemia de coronavírus, a Audi estava em negociação com o governo federal sobre alguns detalhes do programa Rota 2030. Os planos da empresa são de produzir não apenas o A3 Sedan, mas também o novo Q3. Com a crise, porém, a situação ficou mais complexa. É quase certo que alguns pontos do Rota 2030 serão atrasados -- e isso é chave para a Audi decidir se fabrica ou não o novo A3 Sedan em sua fábrica do Paraná. Consultada recentemente pelo GUIA DO CARRO, a Audi disse que a produção dos novos A3 Sedan e Q3 segue em estudos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade