PUBLICIDADE

Vereadores de Porto Alegre rejeitam projeto de lixeiras subterrâneas

Proposta de substituição dos contêineres atuais não é aprovada em votação

28 mar 2024 - 12h27
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Na última quarta-feira (27), os vereadores de Porto Alegre rejeitaram um projeto que propunha a implantação de lixeiras subterrâneas na cidade. A proposta visava substituir os contêineres de coleta de resíduos utilizados atualmente na capital.

O projeto apresentado por um dos vereadores destacava as vantagens das lixeiras subterrâneas, ressaltando sua capacidade de evitar vandalismo, triagem irregular e coleta clandestina. Além disso, enfatizava que esse sistema poderia aumentar tanto a quantidade quanto a qualidade dos resíduos encaminhados para reciclagem, beneficiando famílias que dependem da triagem de resíduos.

Outro ponto destacado foi o aspecto urbanístico favorável das lixeiras subterrâneas, que não emitem odores característicos dos contêineres, liberam vagas de estacionamento, contribuem para a estética urbana, promovem a limpeza das ruas e geram bem-estar para a população, além de potencialmente reduzir custos com limpeza.

Apesar dos argumentos apresentados, a proposta foi rejeitada em votação. Segundo Jonas Reis, defensor do sistema de coleta subterrânea, esse modelo já é adotado em diversas cidades brasileiras, contando com recipientes equipados com sensores que informam quando estão cheios, facilitando a gestão do processo de coleta de resíduos orgânicos e recicláveis.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade