Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vaticano inicia despedida de Francisco

23 abr 2025 - 06h37
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para saudar o sumo pontífice pela última vez. Corpo de Francisco será velado até sexta-feira.O corpo do papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21/04) aos 88 anos, já se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele foi transportado nesta quarta-feira pela manhã dentro de um caixão aberto que partiu da Casa de Santa Marta, onde Francisco residiu durante os 12 anos de seu papado, e escoltado por uma guarda de honra de oito guardas suíços.

Guarda Suíça do Vaticano monta guarda ao lado do caixão do papa Francisco na Basílica de São Pedro
Guarda Suíça do Vaticano monta guarda ao lado do caixão do papa Francisco na Basílica de São Pedro
Foto: DW / Deutsche Welle

Ao toque fúnebre do maior sino da Basílica de São Pedro, a procissão também teve a participação de vários cardeais. Enquanto isso, na Praça de São Pedro, milhares de fiéis aguardavam desde às 7h30 (hora local) para saudar o papa pela última vez. Quando o caixão chegou na praça, houve uma salva de aplausos entre os milhares de presentes.

Os portões da Basílica de São Pedro foram abertos ao público às 11h (horário local). A expectativa é a de que dezenas de milhares venham prestar suas últimas homenagens a Francisco durante os três dias de velório.

Após o velório do sumo pontífice, haverá uma cerimônia no sábado que deve reunir diversos chefes de Estado do mundo todo, seguido pelo enterro. Na lista de convidados com presença confirmada estão o presidente dos EUA, Donald Trump, o ucraniano Volodimir Zelenski , o presidente Lula e o príncipe britânico William.

Francisco, porém, não encontrará seu lugar de descanso eterno na Basílica de São Pedro, como é o costume entre papas, mas na Basílica de Santa Maria Maggiore, perto da principal estação ferroviária de Roma, conforme ele próprio estipulou em testamento.

Também em contraste com a tradição - e diferente do enterro do papa emérito Bento 16, em janeiro de 2023 -, seu corpo não será exibido em um catafalco, ou seja, um esquife alto. Seguindo suas orientações manifestadas ainda em vida, Francisco jaz em um simples caixão de madeira, e sem a férula papal (bastão em forma de crucifixo), símbolo de poder. Ele se tornará o primeiro papa em mais de 100 anos a ser sepultado fora do Vaticano.

Devido ao funeral, a Itália se prepara para uma grande operação de segurança. Segundo o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, as autoridades esperam entre 150 e 170 delegações estrangeiras e dezenas de milhares de pessoas. Para controlar a multidão, foram instaladas barreiras dentro e fora da basílica, e os controles de segurança foram reforçados.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro católico das Américas a chegar à liderança da Igreja Católica. Sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, um dia antes da morte. Antes disso, Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.

ip (dpa/afp/Lusa)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade