PUBLICIDADE

Vale venderá 14% de sua participação na Vale Indonésia, diz ministro

10 nov 2023 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

A mineradora Vale venderá uma participação de 14% em sua empresa indonésia de níquel, a Vale Indonesia, para que a participação de companhias estrangeiras fique abaixo do limite máximo, disse o ministro de mineração da Indonésia na sexta-feira.

O desinvestimento das ações é uma condição que a Indonésia exige para estender a licença de operação da Vale Indonesia. O contrato atual da Vale está previsto para terminar em 2025.

De acordo com as regras da Indonésia, os investidores estrangeiros são obrigados a alienar 51% de sua participação para compradores locais após um determinado período de operação.

O ministro Arifin Tasrif disse aos repórteres que haverá um "preço especial" para o desinvestimento, embora não tenha fornecido detalhes sobre o preço, acrescentando que o governo pretende que o acordo seja garantido este ano.

As ações da Vale Indonésia foram negociadas a 4.690 rupias (0,2988 dólar) por unidade na sexta-feira.

Arifin também disse que, após a extensão da licença, a Vale terá três anos para mostrar progresso na construção de suas instalações de processamento de níquel.

"Para essa extensão, eles precisam realizar todos esses programas. Se não o fizerem em três anos, ela (a prorrogação) será encerrada", disse ele aos repórteres.

A Vale não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Vale Base Metals, que controla a unidade indonésia por meio da Vale Canada Ltd, está se comprometendo a investir 10 bilhões de dólares na Indonésia durante a próxima década, disse seu executivo-chefe em setembro.

A Vale Canada Ltd tem atualmente 43,79% da Vale Indonesia e a Vale Japan Ltd 0,54%. Outros investidores estrangeiros incluem a Sumitomo Metal Mining, com 15,03%.

O grupo e seus parceiros estão atualmente desenvolvendo duas instalações para processar minério de níquel em um material usado em baterias de veículos elétricos e uma planta para produzir metal.

Esses projetos elevariam a capacidade de refino da Vale Indonesia de cerca de 75.000 toneladas por ano para quase 300.000 toneladas após a conclusão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade