PUBLICIDADE

USP cancela concurso com 7 mil inscritos após suspeita de favorecimento

Comissão identificou 'falha na segurança' e 'conflito de interesses' após avaliar denúncia de favorecimento a duas candidatas

22 jul 2022 - 18h37
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Fachada do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP)
Fachada do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP)
Foto: Divulgação

O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) anulou nesta sexta-feira, 22, o resultado de um concurso público para técnicos de enfermagem  (edital nº 47/2022), realizada em junho deste ano, após suspeita de favorecimento a duas candidatas. O concurso contou com 7 mil inscritos, que disputavam apenas 22 vagas.   

Após a denúncia de um possível vazamento do gabarito da prova,  o HU-USP criou uma Comissão de Apuração Interna, em 29 de junho, para investigar o caso. O colegiado não identificou qualquer evidência de vazamento das questões ou do gabarito da prova, mas apontou falhas. 

"Foi constatada falha na segurança do sigilo dos dados durante o processo de conferência do gabarito da prova, gerando potencial risco de vazamento, embora não haja evidência que isto tenha ocorrido", diz o HU-USP.

Também foi identificado "conflito de interesses", decorrente da participação de um funcionário, parente de dois candidatos do concurso, no processo de conferência do gabarito.

Com o cancelamento do resultado, os inscritos deverão realizar uma nova prova. A avaliação contará com uma banca formada por membros externos ao HU, que devem formalizar a ausência de potenciais conflitos de interesses e o entendimento quanto às medidas de segurança e sigilo de dados durante o processo.

Segundo o G1, as irmãs Bruna e Jéssica Pimenta, que passaram em 1º e 2º lugar no processo seletivo, são sobrinhas de Sueli Barros, funcionária de um departamento do Hospital Universitário. O grau de parentesco gerou suspeitas entre participantes da prova que procuraram a ouvidoria da USP, iniciando, então, o processo de investigação. 

Sueli e Jéssica foram contatadas pelo Terra, mas não responderam à solicitação de posicionaemnto até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para quando quiserem se manifestar. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade