Traficante mais procurado do Brasil é achado; web se choca ao saber o esconderijo
Foi localizado! Traficante mais procurado do Brasil é achado; web se choca ao saber o esconderijo; confira tudo no 'Fantástico'
Acharam! Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido pelos apelidos "Mijão", "Xixi" ou "2X", já foi apontado pelo Ministério Público como o principal nome do Primeiro Comando da Capital (PCC) atualmente em liberdade e fora da prisão.
Onde ele está?
De acordo com recentes investigações, o homem vive há mais de 10 anos em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde tem uma rotina de luxo em condomínios fechados, cercado por muros altos e segurança reforçada contra perigos e invasões.
O programa Fantástico deste final de semana exibiu alguns documentos que mostram que Sérgio já morou em pelo menos seis mansões no país. Em uma delas, o aluguel mensal chegava a quase R$ 30 mil. "Só propriedades bonitas. Quem não tem dinheiro, não pode", falou o fotógrafo Ditter Morales. Em outra residência, contava com quadra de tênis, de futebol, três piscinas e até mesmo um lago.
No exterior, o homem utiliza uma identidade falsa: atende por Sérgio Noronha Filho. Segundo o promotor Lincoln Gakiya, ele foi mandado para a Bolívia por Gegê do Mangue, outro líder do PCC, para fiscalizar o envio de pasta base de cocaína ao Brasil. "Ele foi crescendo dentro da organização", falou Gakiya.
Na web, muita gente reagiu ao ver a reportagem. "Tá lá gastando nosso dinheiro e curtindo", escreveu uma pessoa. "Como pode ser achado e não ser preso? Vida de rico né", falou outro.
Como tudo teve início?
A história de Sérgio no crime teve início na cidade de Campinas, onde nasceu. Aos 14 anos, conquistou seu primeiro emprego em uma metalúrgica. Após isso, ele tornou-se sócio de uma pequena empresa de usinagem.
Em 2013, a Polícia Federal recebeu um alerta do DEA, o departamento antidrogas dos Estados Unidos, falando de uma perigosa quadrilha atuando entre Brasil, Paraguai e Bolívia. O homem já estava envolvido neste caso.
No mesmo ano, ele foi flagrado em imagens no aeroporto de Viracopos, em Campinas, embarcando para Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com dois parceiros. De lá, o plano era atravessar a fronteira e encontrar o maior fornecedor de cocaína boliviana para o Brasil.
Mesmo foragido, o traficante circulava livremente, sendo encontrado em um jogo da Ponte Preta no Pacaembu, em São Paulo, durante a final da Copa Sul-Americana de 2013. Ou curtindo praias no Guarujá, esbanjando luxo e ostentação.
Segundo o Fantástico, da Globo, a vida do homem em Santa Cruz de La Sierra seria marcada por festas, encontros com amigos e familiares, e vídeos em que aparece descontraído e aproveitando a sua liberdade. "Xixi tá rindo à toa. Da hora ver ele assim", disse um amigo. "Ele merece. Fica aí, sem fazer nada", respondeu outro.