PUBLICIDADE

Mundo

Pompeo diz que EUA têm alertado parceiros sobre riscos de redes 5G "não confiáveis"

5 dez 2019 - 08h42
(atualizado às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos passaram "os últimos dois anos" trabalhando para garantir que seus aliados ao redor do mundo conheçam os riscos de trabalhar com empresas como a Huawei, disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, em Lisboa, nesta quinta-feira.

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, durante reunião da Otan em Bruxelas
20/11/2019
REUTERS/Francois Lenoir
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, durante reunião da Otan em Bruxelas 20/11/2019 REUTERS/Francois Lenoir
Foto: Reuters

"A missão dos Estados Unidos tem sido compartilhar o que sabemos, o que entendemos, e como os EUA pensam sobre a decisão que teremos que tomar à luz de onde as informações dos EUA viajam", disse Pompeo quando questionado sobre o envolvimento da gigante chinesa de tecnologia em Portugal.

O secretário não citou a empresa pelo nome, referindo-se apenas a "redes não confiáveis", mas acrescentou que os EUA respeitam o direito de todos os países de tomar suas próprias decisões.

Empresas chinesas mantêm investimentos significativos em setores-chave em Portugal, e as operadoras de telecomunicações do país estão trabalhando com a Huawei para implantar redes 5G.

Os comentários de Pompeo foram feitos durante uma entrevista coletiva conjunta com o ministro das Relações Exteriores de Portugal, Augusto Santos Silva.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade