PUBLICIDADE

Governo da Venezuela obriga que mineradores de Bitcoin façam um registro online

19 dez 2017 - 17h58
Compartilhar
Exibir comentários

A partir de agora, quem quiser minerar Bitcoin na Venezuela somente o poderá fazer depois de realizar um registro online. Isso porque a mineração da criptomoeda explodiu recentemente no país, que, além de tudo, vem enfrentando uma hiperinflação por conta de políticas públicas autoritárias.

bitcoin
bitcoin
Foto: Canaltech

Então, muitas pessoas enxergaram a Bitcoin como uma oportunidade de fazer o dinheiro render, burlando a crise econômica local. Mas agora, com a decisão do governo, quem decidir minerar Bitcoins no país precisará informar quem são, onde estão, e quais equipamentos usarão para essa finalidade. Tudo para que o governo tenha um controle sobre as transações, como parte dos novos projetos de Carlos Vargas, o superintendente de criptomoedas da Venezuela.

De um lado, quem acha a obrigatoriedade do registro algo positivo diz que isso vai oferecer proteções legais aos mineradores. Do outro, os críticos da nova medida creem que o governo somente está querendo controlar e reprimir ainda mais a população, considerando que, no início de dezembro, a polícia do país prendeu um homem de 31 anos, confiscando seus 21 computadores sob a acusação de fraude cambial, crime de informática, danos ao sistema elétrico local, financiamento de terrorismo e lavagem de dinheiro.

Com esse registro, o governo pode ser capaz de confiscar em massa as máquinas dos mineradores, se assim julgar necessário, já que terá uma lista completa e atualizada com seus dados. Para piorar a coisa toda, uma consequência da obrigatoriedade do registro pode ser a atividade ilegal, ou, ainda, a mudança de fazendas de mineração de Bitcoin para outros países.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade