PUBLICIDADE

Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (18/04/2018)

18 abr 2018 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Engana-se quem pensa que "se fosse bom, não seria de graça"! Claro, muitos serviços gratuitos oferecem uma amostra do que são capazes sem que você precise gastar nada, deixando a plenitude de ofertas para quem está disposto a tirar um trocado do bolso. Mas no mundão da internet há uma imensidão de coisas que podemos curtir à vontade; e, olha, tem muita coisa de qualidade!

Confira a seleção da semana com cursos, vídeos, apps e serviços gratuitos que descobrimos em nossas "andanças" virtuais:

Aprendendo física como um universitário

Muita gente pensa que física é um bicho de sete cabeças, mas a verdade é que basta entender direitinho os conceitos básicos para conseguir aprender as coisas mais complexas - tudo com um bom professor comandando o ensino, claro. E, para isso, a Unicamp disponibilizou no site da Univesp TV três cursos de introdução à física, com aulas em vídeo para facilitar o aprendizado.

A primeira parte, ministrada pelo professor Luiz Marco Brescansin, fala sobre movimento, força e movimento, energia, torque e momento angular, enquanto a segunda parte, sob o comando do professor Peter Schulz, ensina oscilações, gravitação, ondas em meios elásticos, ondas sonoras, hidrostática e hidrodinâmica, viscosidade, temperatura, calorimetria, termodinâmica e teoria cinética dos gases.

Foto: Canaltech

Já a terceira parte, de volta com o professor Brescansin, aborda temas como carga elétrica, campo elétrico, capacitores e dielétricos, corrente e resistência, circuitos elétricos, campo magnético, indutância e magnetismo da matéria.

Paleontologia sem sair de casa

Há diversas mulheres encabeçando conteúdos científicos no YouTube, e uma delas é a brasileira Aline Ghilardi, bióloga e paleontóloga com mestrado em ecologia e doutorado em geologia. Junto a seu marido, o geólogo Tito Aureliano, ela comanda o canal Colecionadores de Ossos na plataforma de vídeos.

Foto: Canaltech

Ali, a especialista mostra como é o trabalho de um paleontólogo, além de discutir filmes relacionados ao tema, e fala, ainda, de curiosidades em geral sobre fósseis, por exemplo, bem como tira dúvidas do público geral. Você sabe a diferença entre arqueologia e paleontologia? Pois Aline explica isso, e muito mais!

Autoconhecimento é essencial

Cinco a dez minutos de terapia é o que basta para que você comece a aprimorar seu autoconhecimento. Ao menos é o que promete o Cíngulo, serviço que funciona por meio do website, mas também tem aplicativo para Android e iOS.

Os criadores do serviço reuniram 10 anos de estudos e conhecimento clínico para criar o Cíngulo, com conteúdos, técnicas, áudios, vídeos e exercícios para que você cuide de sua saúde emocional quando e onde estiver. A ideia é que você consiga identificar seus pontos fracos e fortes, a fim de fortalecer suas virtudes, e trabalhar para minimizar suas características problemáticas, além de aprender a lidar com adversidades.

Foto: Canaltech

No plano gratuito, é possível fazer um teste de personalidade, fazer as primeiras sessões, acessar conteúdos em vídeo e áudio e registrar seus aprendizados no Diário Emocional. Então, se achar que vale a pena gastar uma graninha, assinando o serviço premium você acessa todo o catálogo de conteúdos, pode fazer mais sessões com os especialistas e recebe novidades semanais. Para desbloquear o conteúdo completo, há planos de assinatura. Mas só a versão grátis já vale muito para quem quer começar a se conhecer melhor e, quem sabe, investir um dinheiro em você mesmo, assim que possível.

Chega de perrengue na hora de cuidar de seu pet

Parece que os bichinho sabem quando a gente está sem tempo ou dinheiro e decidem ficar doentes nos piores momentos, não é mesmo? Aí é aquela correria de pesquisar um veterinário ali, na urgência, e, muitas vezes, acabar levando o peludo no primeiro lugar que encontrar, que pode não ser a melhor opção, ou oferecer o melhor custo-benefício.

Mas com o Pet Booking tudo isso fica mais fácil. O app facilita a vida de donos de bichos de estimação na hora de agendar uma consulta com o veterinário, entre outras coisas, como, por exemplo, encontrar um bom adestrador, ou um banho-e-tosa confiável.

Foto: Canaltech

O app usa geolocalização para indicar estabelecimentos e profissionais próximos à sua região e, ao escolher o serviço, basta agendar pelo próprio aplicativo. Ali, há clínicas e pet shops que funcionam em qualquer horário do dia (inclusive opções 24 horas), e o app ainda emite alertas para lembrá-lo de que um agendamento está chegando. Descontos e promoções exclusivas fazem parte do pacote.

Para Android e iOS.

Não sabe desenhar? A inteligência artificial te ajuda!

Há quem diga que desenhar bem não se trata de um talento natural, mas, sim, é resultado de muito treino. Já para quem quer fazer uns desenhos bonitinhos mas não tem tempo (ou paciência) para praticar rabiscos até ficar razoavelmente bom, existem serviços tecnológicos que transformam seu rascunho em desenhos de verdade.

Um deles é o Autodraw, que é bastante fácil de usar: basta selecionar no menu lateral as ferramentas de desenho que você deseja (pincéis, cores, etc) e começar a rabiscar. Então, a IA entra em ação, interpretando o que é que está saindo ali no quadro em branco, e sugerindo categorias de desenhos que podem ser aquilo que você deseja. Então, é só clicar no ícone que representa o que você está desenhando para que o Autodraw transforme seu boneco de palito em um desenho bem feito.

Em nosso teste, tentamos desenhar a cara de um gatinho. Como vocês podem ver, após clicar na sugestão do menu horizontal que apareceu no topo da página, o resultado final ficou muito mais legal do que o gatinho "malfeitão" inicial!

Tcharaaaaam!
Tcharaaaaam!
Foto: Canaltech
Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade