PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

18 novos Chromebooks devem ganhar suporte para aplicativos Linux

28 jun 2018 - 18h43
Compartilhar
Exibir comentários

A lista de Chromebooks capazes de rodar aplicativos Linus via Chrome OS deve ser expandida em breve. Conforme anunciou o site XDA Developers, o rol incluirá aparelhos baseados na arquitetura Apollo Lake, da Intel.

Linux Chrome OS
Linux Chrome OS
Foto: Canaltech

Nisso se incluem, por exemplo, os computadores Thinkpad 11 e Chromebook, da Lenovo, o Chromebook Spin 11 e o Chromebook 15, da Acer, o Chromebook Flip, da Asus, o Chromebook 11, da Dell, entre outros (confira a lista completa clicando aqui). Além da vantagem óbvia de tornar o suporte mais amplo, a novidade ainda deve servir para abarcar faixas de preço maiores.

Como o update ainda está em desenvolvimento, o mais provável é que os usuários ligados aos canais Canary e Developer recebam o suporte primeiro. Já a versão final do Chrome OS não deve ganhar a atualização antes da próxima versão do navegador, o Chrome 69.

Facilitando a vida dos desenvolvedores

Embora a acomodação de aplicações Linux no Chrome OS represente uma vantagem geral para a comunidade de usuários  dos Chromebooks, é mesmo aos ouvidos dos desenvolvedores que a novidade acaba soando como música. Afinal, a atualização torna possível utilizar kits de desenvolvimento no sistema operacional, desenvolvendo e testando apps no mesmo ambiente.

Para tanto, o Chrome OS teve adicionada uma máquina virtual capaz de executar o Debian 9 Stretch (edição mais recente do sistema livre). Quem quiser tentar a sorte, basta configurar o computador portátil para receber atualizações do canal Dev - embora valha lembrar que a possibilidade de haver um grande número de bugs e instabilidades é grande.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade