PUBLICIDADE

Rouhani diz que Reino Unido enfrentará consequências por apreender navio-petroleiro do Irã

10 jul 2019 - 08h36
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse nesta quarta-feira que o Reino Unido enfrentará "consequências" por apreender um navio-petroleiro iraniano.

Navio-petroleiro Grace 1 ancorado em território britânico de Gibraltar
04/07/2019
REUTERS/Jon Nazca/File Photo
Navio-petroleiro Grace 1 ancorado em território britânico de Gibraltar 04/07/2019 REUTERS/Jon Nazca/File Photo
Foto: Reuters

O Irã exigiu a liberação imediata do navio Grace 1, que fuzileiros navais britânicos abordaram no litoral de Gibraltar na semana passada e confiscaram devido à suspeita de que violava sanções transportando petróleo para a Síria.

"Vocês (Reino Unido) são os causadores da insegurança, e perceberão as consequências mais tarde", disse Rouhani, após uma reunião de gabinete, em comentários transmitidos pela televisão estatal.

"Agora vocês estão tão aflitos que, quando um de seus navios-tanque quer circular na região, têm que trazer suas fragatas porque estão assustados. Então por que cometem tais atos? Em vez disso, deveriam permitir que a navegação seja segura", disse Rouhani.

O presidente iraniano ainda disse que a decisão do país de elevar o enriquecimento de urânio resultará na produção de combustível para usinas de energia e servirá a outros fins pacíficos, e que consta do arcabouço do acordo nuclear de 2015 com potências mundiais.

Ele falou um dia depois de potências europeias acusarem o Irã de "desenvolver atividades incompatíveis com seus compromissos" com o pacto nuclear e pediu uma reunião urgente das partes do acordo.

"Vocês (europeus) não precisam se preocupar com o Irã, sua preocupação deveria ser com os Estados Unidos, que violaram todo este compromisso e minaram obrigações internacionais", afirmou Rouhani.

Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, China e Irã são as partes remanescentes do acordo, do qual os EUA se desfiliaram no ano passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade