Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem eram o advogado e o piloto que morreram na queda de avião na Zona Oeste de SP?

7 fev 2025 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

O acidente com o avião ocorrido na manhã desta sexta-feira (7), na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, deixou ao menos dois mortos. Entre as vítimas estão o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros.

Piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena
Piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena
Foto: Reprodução/Redes sociais / Perfil Brasil

Quem era o advogado?

Segundo a RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, Márcio era um renomado professor de Direito e palestrante motivacional. Ele viajava com frequência pelo Brasil ministrando palestras sobre mudanças de comportamento. Sócio majoritário do escritório Carpena Advogados, mantinha unidades em Porto Alegre e Caxias do Sul. Divorciado, ele deixa três filhos menores de idade.

Nas redes sociais, o advogado se descrevia como alguém que "ajuda e motiva pessoas a verem o mundo de uma forma diferente" e dizia estar "em busca de auxiliar na construção de uma sociedade mais doce, verdadeira e próspera". Ele costumava compartilhar registros de suas viagens em aeronaves. Cerca de uma hora antes do acidente, publicou um vídeo no Instagram informando que deixava São Paulo a bordo do jatinho, com destino a Porto Alegre.

Quem era o piloto?

A outra vítima confirmada é Gustavo Carneiro Medeiros, que pilotava o avião no momento da queda. Formado em Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS, ele possuía ampla experiência na aviação. Seu perfil no LinkedIn indicava um total de 3.819 horas de voo como copiloto do modelo Embraer 190, além de 1.912 horas como comandante de aeronaves ATR, utilizadas em transporte regional.

No dia 26 de dezembro de 2024, Márcio registrou em suas redes sociais aquele que seria seu primeiro voo na aeronave, rumo ao Uruguai, ao lado de Gustavo, que também comandava o avião naquela ocasião.

A aeronave envolvida no acidente foi fabricada em 1981 e adquirida pela empresa de Márcio em 11 de dezembro de 2024.

A queda do avião

O avião de pequeno porte caiu por volta das 7h20 desta sexta-feira (7), atingindo a Avenida Marquês de São Vicente, na altura do número 1.874. O local precisou ser interditado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois corpos foram encontrados carbonizados dentro da aeronave. Um motociclista que passava pela via no momento do impacto foi atingido por destroços e ficou ferido. O motorista de um ônibus também sofreu ferimentos após a colisão. O estado de saúde das vítimas ainda não foi divulgado.

A Aeronáutica e as autoridades competentes investigam as causas do acidente.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade