PUBLICIDADE

Quem é o "Capitão" dos resgates em Nazaré que auxilia equipe de Scooby no RS?

Resgatista nas maiores ondas do mundo, em Nazaré, ele e seu grupo contam com mais de 30 pessoas especializadas em resgates aquáticos

9 mai 2024 - 17h21
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecido como Alemão de Maresias, Edilson Luís da Assunção é o líder do grupo responsável pelos resgates de vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Ao lado de Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Willyam Santana e outros surfistas, o "capitão" aproveitou toda a sua experiência nas inundações que acometem o estado para conseguir resgatar centenas de pessoas, além de animais.

Alemão de Maresias, "Capitão" dos resgates em Nazaré, auxilia equipe de Scooby no RS
Alemão de Maresias, "Capitão" dos resgates em Nazaré, auxilia equipe de Scooby no RS
Foto: Reprodução / Redes Sociais / Perfil Brasil

O especialista em resgate e seu grupo contam com mais de 30 pessoas especializadas em salvações aquáticas. Além da ajuda nos jet-skis e botes, a equipe fornece médicos, remédios, roupas, comida, colchão, banho e cerca de 90 leitos. "Dia produtivo demais! Conseguimos concluir as missões propostas, resgatamos muitas famílias, nos deparamos com situações que eu jamais pensei vivenciar, e finalizamos o dia resgatando dezenas de animais!", escreveu em suas redes sociais. Ele vem compartilhando os resgates no seu perfil do Instagram com o intuito de incentivar todos a seguirem ajudando como puderem, como disse em uma de suas postagens.

"Líder" dos resgates é referência em Nazaré

O Alemão de Maresias é referência em salvar vidas nas maiores ondas do mundo, em Nazaré, Portugal. Reconhecido internacionalmente pela bravura e conhecimento em resgates aquáticos, foi condecorado com o "Prêmio de Comprometimento" da WSL por ter salvado a vida do surfista português Alex Botelho, em Nazaré, em 2020. O troféu premia a bravura dos profissionais de surfe em condições adversas no mar.

O surfista português desmaiou após sofrer uma queda dura nas ondas gigantes de Nazaré. Alemão precisou abandonar o jet-ski e salvou Botelho a nado. Depois de tomar ondas pesadas na cabeça, o piloto teve forças para levar o atleta até a beira do mar e ser levado para o hospital. O surfista ficou 15 dias na UTI, mas sobreviveu e voltou a praticar o esporte. Após o feito, o brasileiro também conquistou posto de coordenador de Segurança Aquática nos campeonatos em Nazaré.

"Esse foi o resgate mais difícil da minha vida. Tive que abandonar meu jet, nadar segurando ele apagado até a praia. Tomamos várias ondas na cabeça. Foi muito crítico, mas consegui salvar um amigo", contou em entrevista à Red Bull.

Outros esportes

Alemão pratica, além do surfe, outras modalidades de esportes aquáticos, como Stand Up Paddle e Canoa Havaiana, onde também se tornou uma referência. Mas foi nas ondas grandes que conquistou seus principais títulos e chamou a atenção da mídia nacional e internacional. Hoje, uma de suas principais atividades é dar suporte com o auxílio do jet-ski para surfistas amadores, profissionais, além de grandes produções cinematográficas que envolvem o oceano.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade