PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul terá menos chuvas no mês de dezembro, segundo Inmet

As condições climáticas previstas estão alinhadas com as expectativas para um ano marcado por um forte efeito El Niño

26 nov 2023 - 09h49
Compartilhar
Exibir comentários

A previsão meteorológica para dezembro indica um cenário de chuvas acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. Estima-se que o volume de precipitações nesses estados possa exceder 180 mm, uma condição que pode beneficiar as fases iniciais dos cultivos de primeira safra, mas também trazer desafios.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

De acordo com as previsões, os níveis elevados de água no solo podem ser benéficos para os cultivos iniciais. No entanto, o excesso de chuva em algumas áreas pode levar a um excedente hídrico e ao encharcamento do solo, afetando adversamente a colheita dos cultivos de inverno e impedindo o avanço da semeadura da primeira safra.

Em contraste, o Rio Grande do Sul, que enfrentou tempestades intensas recentemente, deverá receber menos chuvas em dezembro. As precipitações esperadas se concentrarão mais nos estados de Santa Catarina e Paraná.

As condições climáticas previstas estão alinhadas com as expectativas para um ano marcado por um forte efeito El Niño, caracterizado pelo superaquecimento das águas do Oceano Pacífico. Além disso, os recordes de temperatura observados são consistentes com as tendências da mudança climática global, destacando a importância de estratégias adaptativas para a agricultura e a gestão de recursos hídricos frente às mudanças climáticas.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade