PUBLICIDADE

Temporais e ventos fortes no Sul esta semana

Sul do Brasil em alerta para chuvas intensas e ventos. Instabilidade persiste, com retorno posterior do tempo firme na sexta.

5 dez 2023 - 16h32
(atualizado em 6/12/2023 às 04h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Após três meses marcados por acumulados elevados de chuvas e um final de semana de fortes precipitações em algumas regiões, o Sul do Brasil se prepara para enfrentar novamente chuvas intensas no meio dessa semana.

Foto: Climatempo

Foto: Pelotas (RS), por Alef Matos

Quarta-feira: alerta para temporais

Nesta quarta-feira, uma mudança significativa nas condições meteorológicas está prevista para o Sul do Brasil. A volta da chuva ganhará intensidade devido à passagem de uma baixa pressão atmosférica pelos três estados da região.

Há alerta para perigo de temporais e chuva volumosa em toda a faixa sul do Rio Grande do Sul. Entre o centro do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná, a atenção é redobrada, com previsão de alerta para temporais e possibilidade de granizo.

Entre o leste de Santa Catarina e o extremo norte do Paraná, a situação exige atenção, pois a previsão é de chuvas de moderada a forte intensidade. Em relação à nebulosidade, na faixa entre o noroeste do Rio Grande do Sul e o extremo sul, a condição será de muita nebulosidade e chuva ao longo do dia.

Nas demais regiões, o sol aparecerá, mas a previsão é de pancadas de chuva ao longo do dia. Destaque para rajadas de vento entre 51 e 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul. É importante mencionar que durante períodos de chuva intensa, as rajadas de vento tendem a ganhar intensidade.

Quinta-feira: continuidade da instabilidade

Na quinta-feira, o sistema de baixa pressão se desloca em direção ao mar, ganhando intensidade. Um novo ciclone extratropical se forma associado a uma nova frente fria. Isso resulta na intensificação da chuva em toda a Região Sul. Na faixa Centro-Sul do Rio Grande do Sul e no extremo norte do Paraná, o sol aparece, mas a condição é para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Na faixa sul do Rio Grande do Sul, as pancadas ocorrerão de maneira isolada. Não chove no sudoeste gaúcho. Para a faixa entre o norte do Rio Grande do Sul e a faixa central do Paraná, a condição será de muita nebulosidade e chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia.

Sexta-feira: retorno do tempo firme e possibilidade de nevoeiro

Sexta-feira marca o deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste do país, resultando no retorno do tempo firme em todo o Rio Grande do Sul. Destaque para a previsão de nevoeiro entre a madrugada e a manhã na faixa oeste e central do Rio Grande do Sul. Entre o sul de Santa Catarina e o norte do Paraná, o sol aparece ao longo do dia, mas há previsão de pancadas de chuva devido à alta umidade e forte aquecimento diurno.

#temporais #chuvasul #SantaCatarina #Paraná #RioGrandedoSul #ventos #clima #tempo #previsaodoclima

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade