PUBLICIDADE

Massa de ar mais frio derrubará temperaturas nesta semana

Essa massa de ar frio é impulsionada por um grande ciclone extratropical que se aprofunda no Oceano Atlântico

4 mar 2024 - 09h46
Compartilhar
Exibir comentários

Uma massa de ar mais frio está prevista para ingressar no Sul do Brasil neste início de semana, trazendo as primeiras características típicas de outono para o mês de março. Noites amenas e até frias são esperadas em algumas cidades, enquanto as tardes devem registrar temperaturas agradáveis.

Foto: Reprodução/Metsul / Porto Alegre 24 horas

Segundo a Metsul Meteorologia, a massa de ar frio entrará no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira, seguindo uma frente fria que provocará chuvas em grande parte do estado, com risco de temporais isolados. A temperatura declinará e atingirá seus valores mais baixos entre segunda e terça-feira, especialmente devido à umidade decorrente do tempo instável. Isso resultará em tardes amenas ou agradáveis, e a tarde de terça-feira pode apresentar temperaturas baixas para o mês de março em diversas cidades serranas.

À medida que a semana avança, com o ar frio e mais seco estabelecendo-se sobre o Rio Grande do Sul, as madrugadas, com tempo mais aberto e atmosfera mais seca, terão mínimas ainda mais baixas, ficando abaixo da média histórica para o mês de março.

Essa massa de ar frio, de acordo com a Metsul, é impulsionada por um grande ciclone extratropical que se aprofunda ao sul das Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul. Embora o ciclone não se aproxime do Sul do Brasil, é sua presença que garante a entrada de ar mais frio nos meses de outono na região.

Na região da Serra, como Caxias do Sul e Gramado, a madrugada mais fria está prevista para quarta-feira, com temperaturas entre 10ºC e 12ºC na maioria das localidades. Em Porto Alegre, as mínimas oficiais devem girar em torno de 15ºC na quarta e 16ºC a 17ºC na quinta. No entanto, em áreas mais arborizadas, pontos isolados podem registrar temperaturas tão baixas quanto 12ºC ou 13ºC. Em setores da área metropolitana, também são esperadas mínimas entre 11ºC e 13ºC no meio da semana.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade