PUBLICIDADE

Confirmado: tornado em Itá (SC) na madrugada de 16/11/2023

Análise técnica da Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de tornado na região Oeste de Santa Catarina

17 nov 2023 - 05h28
Compartilhar
Exibir comentários

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado no município de Itá, na madrugada da quinta-feira 16/11/23.

O que é um tornado?

Tornado é uma coluna de ventos giratória, na forma de um funil que toca o solo. Essa "coluna de vento" une a base da nuvem ao solo. A velocidade do vento dos tornados pode variar de 110km/h a 500km/h. A intensidade dos ventos é medida pela escala Fujita (ou Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale), que vai de 0 à 5.

O tornado é o fenômeno atmosférico mais devastador que se conhece.  Saiba mais!

Análise técnica da Defesa Civil de Santa Catarina

Entre a noite de quarta-feira (15) e a madrugada de quinta-feira (16), um aglomerado de tempestades severas avançou pela região do Grande Oeste de Santa Catarina, que foi provocado pela atuação de uma frente fria na Região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de uma massa de ar quente e úmida que veio do Norte do Brasil.

Estas tempestades provocaram danos associados a vendavais e chuvas intensas, com diversas ocorrências de quedas de árvores, alagamentos e enxurradas. Destacam-se as ocorrências registradas no município de Itá, onde foram observados dezenas de eucaliptos torcidos e algumas árvores removidas pela raiz. Em Seara, município vizinho, também foram relatadas quedas de árvores. As imagens abaixo ilustram o ocorrido.

Foto: Climatempo

Árvores destruídas por ventania em Seara, SC (Fotos: Defesa Civil de SC)

Radar meteorológico mostraram as tempestades

Nas imagens do Radar Meteorológico de Chapecó, foram observadas tempestades se aproximando por volta da meia noite. Estas tempestades apresentavam potencial para descargas elétricas, intensas rajadas de vento e queda de granizo, assim como alagamentos e enxurradas devido a intensidade da chuva. Especificamente entre os municípios de Seara e Itá, as imagens dos radares meteorológicos apresentaram uma assinatura de tornado.

Foto: Climatempo

Formato em gancho dentro do círculo branco é típico quando se tem ocorrência de tornado

(Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina)

Na imagem acima, que apresenta a refletividade observada (dBZ), é possível observar a formação de um gancho na retaguarda da tempestade, característica associada a células de tempestade com potencial para formação de tornados.

Ainda, na figura abaixo, que apresenta o campo dos ventos estimados pelo radar, foi observado um padrão de dipolo por volta de 1km de altura. Isto indica que, nas regiões mais próximas da superfície, os ventos estavam com intensidade muito forte e apresentavam rotação. Estas duas imagens apresentam assinaturas claras da ocorrência de um tornado.

Foto: Climatempo

Ventos estimados por radar meteorológico evidenciam ocorrência de tornado

(Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina)

Tornado confirmado entre Seara (SC) e Itá (SC)

Portanto, é possível concluir que, na madrugada do dia 16 de novembro de 2023, por volta da 1h da manhã, entre os municípios de Seara e Itá, durante a atuação de tempestades severas na região do Grande Oeste de Santa Catarina, foi observada a formação de um tornado através das imagens do Radar Meteorológico de Chapecó. Segundo as estimativas do radar, as velocidades do vento superaram a casa dos 100 km/h, o que corrobora com os relatos e imagens das dezenas de árvores torcidas e arrancadas na região.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade