PUBLICIDADE

Ciclone extratropical eleva níveis de perigo no Rio Grande do Sul

Há risco de chuvas de até 100 milímetros por dia, rajadas de vento alcançando até 100 km/h, descargas elétricas e possível queda de granizo.

1 nov 2023 - 19h13
Compartilhar
Exibir comentários

O Estado do Rio Grande do Sul esta sob alerta para tempo severo até o próximo sábado (4) devido à formação de um ciclone extratropical no oceano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou, nesta quarta-feira (01), os alertas para nível laranja, e orienta a população a contatar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em caso de perigo.

Foto: Divulgação/INMET / Porto Alegre 24 horas

De acordo com o INMET, há risco de tempestades das 10h às 22h desta quinta-feira (2) para todas as áreas do território gaúcho. Em seguida, das 22h01min de quinta-feira às 21h de sexta-feira (3), as áreas mais suscetíveis a tempestades incluem o Litoral, o Sul, a Serra, o Norte, o Noroeste e a Região Metropolitana.

Nas regiões sob o alerta laranja, há o risco de chuvas de até 100 milímetros por dia, rajadas de vento alcançando até 100 km/h, descargas elétricas e possível queda de granizo. A título de comparação, em Passo Fundo, no Norte, onde o alerta laranja está ativo, a média de chuvas para o mês é de 195 milímetros. Já na Capital, a média histórica para novembro é de 136mm.

Outro alerta laranja do Inmet, válido das 21h01min de sexta-feira às 15h de sábado, refere-se ao vento costeiro no Rio Grande do Sul. Portanto, todo o Litoral e partes da Região Metropolitana, Sul e Serra podem enfrentar rajadas de vento de até 100 km/h durante esse período.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade