PUBLICIDADE

Chuva no Sul do Brasil já supera 300 mm em 15 dias

Atenção: esses números são bastante impressionantes porque a média normal de precipitação para novembro na região sul, em geral, não passa dos 200 mm

16 nov 2023 - 10h28
Compartilhar
Exibir comentários

A Região Sul do Brasil enfrenta novamente uma situação de chuva extremamente volumosa neste mês de novembro. Apenas na primeira quinzena do mês, volumes de mais de 200 mm já são observados em muitas áreas dos três estados. Em alguns locais, o acumulado de 15 dias de novembro já ultrapassa os 300 mm.

Segundo dados de vários órgãos governamentais que fazem medições meteorológicas tecnicamente corretas, de 1 a 15 de novembro de 2023 choveu 305,8 mm em Itapiranga (SC), 347 mm em Quilombo (SC), 330,6 mm em Pato Branco (PR), 349,4 mm em Bom Jesus do Sul (PR), 313,3 mm em Capitão Leônidas (PR). Em Erechim (RS) o volume de chuva acumulado em 15 dias foi de 273,8 mm

Esses números são bastante impressionantes porque a média normal de precipitação para novembro na região sul, em geral, não passa dos 200 mm.

O mapa mostra a média normal de precipitação para a região sul do Brasil, para o mês de novembro, segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1991 a 2020.

As regiões que menos receberam precipitações até agora em novembro foram a região de Uruguaiana, no sudoeste do Rio Grande do Sul, e as áreas do noroeste, norte e leste do Paraná.

Nova frente fria e mais chuva

Chuvas fortes e ventanias já foram observadas especialmente sobre o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento que chegaram aos 115 km/h em Bom Jardim da Serra, região serrana de Santa Catarina, e aos 107 km/h em Bento Gonçalves, na serra Gaúcha.

Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e vai ajudar a formar mais áreas de chuva forte sobre a região sul do Brasil.

Nesta quinta-feira a chuva mais volumosa se concentra sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para esta sexta-feira a expectativa é de que a chuva mais forte e frequente ainda ocorra sobre esses dois estados. No sábado, com o avanço da frente fria em direção à Região Sudeste, a chuva mais volumosa deve ocorrer sobre áreas do centro-oeste de Santa Catarina, do sul e centro-oeste do Paraná.

Foto: Climatempo

Climatologia de novembro - Região Sul do Brasil

A perspectiva de chuva muito volumosa sobre estas regiões é bastante preocupante porque foram as mesmas áreas que já durante o mês de outubro receberam volumes de chuva extremos, que causaram o transbordamento de rios no Paraná e em Santa Catarina, levando a uma nova cheia do rio Uruguai e ao recorde de vazão das cataratas do Iguaçu.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade