PUBLICIDADE

Chuva forte e atípica na região de Manaus

Novas pancadas de chuva ocorrem nos próximos dias e algumas pode ser fortes.

11 jul 2024 - 04h02
Compartilhar
Exibir comentários

Tempestades podem acontecer em qualquer época do ano na região de Manaus, mas em julho já são menos prováveis, pois é época de estiagem. Por isso, a chuva desta quarta-feira, 10 de julho, foi surpreendente. 

No bairro de Santa Teresa, o Cemaden registrou 46,9 mm de chuva em apenas 3 horas. O acumulado em 24 horas, entre aproximadamente 18 horas da terça-feira, 9, 18 horas desta quarta-feira,10 de julho, foi de 67,1 mm. A chuva intensa causou alagamentos, acidentes de trânsito e também desabamentos.

Foto: Climatempo

Foto: Manaus (AM)/iStock

Verão amazônico

O mês de julho é época de estiagem na região de Manaus e no estado do Amazonas, de forma geral. A média de precipitação para Manaus é de cerca de 67 mm, a segunda mais baixa na escala anual, perdendo apenas para agosto que tem média de precipitação de 56 mm.  

Esse período deste estiagem é chamado de verão amazônico na Região Norte, pois é a época em que a chuva diminui, os períodos com sol forte são maiores e por isso as temperaturas ficam mais altas.

Previsão de pancadas de chuva

Pancadas de chuva vão continuar ocorrendo na região de Manaus nos próximos dias. A presença de uma área de baixa pressão atmosférica movendo-se do sul para o leste do Amazonas vai ajudar a formar nuvens carregadas. 

Nos últimos dias, o ar úmido se espalhou um pouco mais para o sul do Amazonas, o que permitiu a formação de nuvens carregadas também nesta região do estado, o que não é muito comum nesta época do ano.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade