PUBLICIDADE

Chove forte em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná

Baixa pressão atmosférica se intensifica no Paraguai e gera nuvens carregadas e parte do Sul e do Centro-Oeste do Brasil

30 mai 2023 - 00h32
(atualizado às 04h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria se afasta no oceano na altura do litoral do Espírito Santo e do Sul da Bahia.

A circulação de ventos sobre a América do Sul, em vários níveis da atmosfera, está forçando a formação de áreas de instabilidade sobre o Paraguai, em parte do Centro-Oeste , do Sudeste e do Sul do Brasil. Há uma grande quantidade de nuvens nessas áreas. Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul dando origem a nuvens bastante carregadas.

Outras nuvens carregadas crescem na Região Norte por causa do excesso de umidade do calor.

Foto: Climatempo

Foto: Ivinhema (MS), por Valdeci Sebastião da Silva

Previsão do tempo para o Brasil para 30/05/2023

Região Sul

Áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade de chuva em parte da região sul do Brasil. Na região da grande Curitiba, no litoral do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral norte catarinense; bom dia fica nublado mas com pouca chuva. 

No centro, oeste, norte, sul do Paraná e também no oeste de Santa Catarina, as nuvens ficam carregadas e provocam pancadas de chuva com raios ao longo do dia. Pancadas de chuva com pouco volume devem acontecer também no noroeste e oeste do Rio Grande do Sul

Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no centro-oeste do Paraná, o sol aparece nesta terça-feira em geral entre muitas nuvens.

O frio de origem polar ainda está sobre o Sul do Brasil e as temperaturas ficam amenas em todos os estados.

Região Sudeste

Com a recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil, a nebulosidade aumentou muito na maior parte da Região. Nesta terça-feira, nuvens carregadas avançam de Mato Grosso do Sul e do Paraná para São Paulo.

A maioria das áreas do interior paulista pode ter fortes pancadas de chuva no decorrer do dia. No leste de São Paulo, onde estão a Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Paraíba, o dia tem céu nublado, mas pouca chuva. Céu nublado e chuviscos também predominam no Sul Fluminense,  na região serrana do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira. Pode chover pela manhã na região da cidade do Rio, e no litoral sul fluminense, mas o restante do dia tem períodos com sol entre muitas nuvens. Nas demais áreas fluminenses e em todo o litoral do Espírito Santo ocorrem pancadas de chuva com períodos de sol. 

Tem previsão de pancada de chuva e períodos com sol também no sul de Minas e na região do Triângulo Mineiro. As demais áreas de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, têm sol e muitas nuvens.

A temperatura fica amena na maioria das áreas do Sudeste. Faz calor no noroeste de Minas.

Região Centro-Oeste

Esta terça-feira é de alerta para tempestades em Mato Grosso do Sul que podem vir acompanhadas de granizo. Grandes volumes de chuva são esperados em vários locais do estado, incluindo Campo Grande.

Algumas pancadas de chuva podem acontecer no extremo sul de Goiás na região de Rondonópolis (MT). Já a região de Cáceres pode ter chuva forte. A região de Cuiabá e outras áreas no extremo oeste de Mato Grosso têm um dia com predomínio de céu nublado e pouca chuva. 

Em todo o centro, norte e leste de Mato Grosso, nas demais áreas de Goiás e no Distrito Federal o sol predomina ao longo do dia e faz calor.

 

Região Nordeste

O sol forte e o tempo seco predominam no interior da Bahia, no sertão de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, do Ceará, em todo o centro-sul do Piauí e no extremo sul do Maranhão.

As demais áreas do interior e litoral do Nordeste podem ter pancadas de chuva a qualquer hora, mas em geral com a presença do sol. 

As pancadas de chuva podem ser com raios no estado do Maranhão

Região Norte

O sol predomina no extremo sul do Pará, na maioria das áreas do Tocantins e no leste de Rondônia. 

Nas demais áreas da Região Norte ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, mas intercaladas com períodos de sol. A maioria das pancadas de chuva é com raios. Pode chover no extremo norte do Tocantins.

Alertas meteorológicos para 30/05/2023

Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitais Campo Grande, Maceió, Recife, João pessoa, Natal, São Luís, Belém, Macapá, Manaus e Boa Vista

Aviso especial: perigo de ocorrência de temporais com chuva muito volumosa e granizo em Mato Grosso do Sul. A chuva pode causar transtornos para a população.

Alerta para temporais no oeste, centro e norte do Paraná, no oeste centro, norte de São Paulo, no oeste do Acre, noroeste do Amazonas e em Roraima.

Atenção para o risco de chuva moderada forte no centro do Acre, oeste e norte do Amazonas, no Amapá, no Pará (exceto no sul do estado), no norte do Tocantins, no Maranhão (exceto no sul do estado), no litoral do Piauí, no litoral de Sergipe, de Pernambuco e de Alagoas, no litoral leste do Rio Grande do Norte, no oeste de Santa Catarina, no extremo sul de Goiás, em áreas do Triângulo Mineiro e do extremo sul de Mato Grosso.

Atenção para a chuva moderada no litoral norte do Rio de Janeiro, no litoral do Espírito Santo e no extremo sul da Bahia. Chuva moderada também é esperada para o litoral do Ceará

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade