PUBLICIDADE

Calor e pancadas de chuva predominam no Brasil

Ar úmido e quente predomina no Brasil e chuva se espalha pelo país. Alta pressão atmosférica do Atlântico Sul afasta a chuva do ES e de parte de MG.

5 dez 2023 - 03h32
Compartilhar
Exibir comentários

O ar quente e úmido está espalhado sobre o Brasil e permite a formação de nuvens carregadas em muitos estados, de todas as Regiões do país.

O sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul avança sobre o Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva no leste do Nordeste, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais.

Uma frente fria se afasta em alto-mar, na costa de São Paulo. A massa de ar frio de origem polar que veio com esta frente fria está sobre o oceano, na costa da Região Sul, e leva ventos frios e úmidos para o interior desta Região.

Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai ajuda organizar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul.

Foto: Climatempo

Ar úmido e quente predomina no Brasil e chuva se espalha pelo país (Imagem: GOES 16 - colorização Climatempo)

Previsão do tempo para o Brasil para 05/12/2023- terça-feira

Região Sul

Uma massa de ar frio de origem polar está sobre o oceano, na costa da Região Sul, e leva ventos frios e úmidos para o interior da Região. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai ajuda a organizar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil.

Permanecem as condições para chuva nos três estados da Região Sul. No sudoeste e sul do Paraná, o dia é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, com risco de chuva moderada a forte. A Grande Curitiba e as demais regiões paranaenses terão períodos com sol e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Alerta para temporais no centro-oeste e noroeste do Paraná.

No Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, esta terça-feira é com predomínio de céu nublado e chuva, que pode ser moderada a forte em alguns momentos. As demais áreas no interior catarinense têm chuva a qualquer hora, com risco de raios e alguns períodos com sol entre muitas nuvens. Há risco de chuva moderada a forte no oeste/meio-oeste do estado. 

Quase todo o Rio Grande do Sul tem um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos com sol. Há risco de raios. O leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, passa o dia com céu nublado e chuviscos.

Região Sudeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem facilmente em grande parte da Região, com potencial para chuva forte. Mas o sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia o Espírito Santo e o leste de Minas Gerais reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva 

Nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha e na maioria das áreas do Espírito Santo, esta terça-feira é com sol forte, muito calor e sem chuva. Áreas capixabas próximas do Rio de Janeiro podem ter pancadas de chuva a partir da tarde.

No estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e no Sul de Minas,  o sol aparece sempre entre muitas nuvens, o ar fica abafado e há condições para pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Tem risco de temporal.

No centro, oeste e noroeste de Minas Gerais e no estado de São Paulo o sol aparece, as nuvens crescem por causa do calor e da umidade do ar elevada, e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite

Tem alerta para temporal no centro, norte e oeste de São Paulo.

Região Centro-Oeste

O ar úmido e quente predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre toda a Região. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai ajuda a organizar áreas de chuva  sobre o Mato Grosso do Sul.

Esta terça-feira será com muitas nuvens em Mato Grosso do Sul, com alguns períodos com sol, mas as pancadas de chuva vão ocorrer várias vezes durante o dia. Quase todo o estado fica em alerta para temporais. O risco de temporais é menor na divisa com Goiás e Mato Grosso.  Pode chover forte de novo também em Campo Grande.

Nesta terça, no oeste e sul de MT, incluindo Cuiabá, Rondonópolis, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora, desde a madrugada até a noite. Por causa do excesso de nebulosidade e da chuva frequente, a temperatura não sobe muito. Nas demais regiões de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal o sol aparece forte, mas por causa do calor, algumas nuvens crescem e provocam pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.

Pode chover forte em muitas áreas de  Goiás, do Distrito Federal e de Mato Grosso.

Região Nordeste

O ar seco predomina sobre o leste do Nordeste inibindo a ocorrência de chuva. Mas o ar quente e úmido se espalha sobre as demais áreas da Região e as nuvens de chuva conseguem se formar.

No oeste da Bahia, no Vale do São Francisco, no Maranhão, no Piauí, no Ceará e no sertão de Pernambuco o dia é com sol, calor e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.

No Rio Grande do Norte, na faixa litorânea entre a Paraíba e Alagoas e no litoral da Bahia, de Salvador e Ilhéus,  o sol aparece forte e há possibilidade de chuva passageira

Há possibilidade de chuva moderada a forte no interior do Maranhão.

Região Norte

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem em todos os estados. A circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera ajuda a concentrar a instabilidade sobre o Acre e Rondônia.

O norte de Roraima, incluindo Boa Vista, passa o dia com sol e sem chuva.

No sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia, o dia é com períodos de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil,o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.

Há risco de chuva moderada a forte no em áreas do Amazonas, Pará e norte do Tocantins e norte de Rondônia.

Alertas meteorológicos para 05/12/2023- terça-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Teresina

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no centro-oeste e noroeste do Paraná, no oeste, norte e centro de São Paulo, no SUl de Minas, na Zona da Mata Mineira, no interior do estado do Rio de Janeiro, em Mato Grosso do Sul, na divisa de mato Grosso com Rondônia a na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, no centro-oeste do Acre.

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no oeste, norte/noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste, meio-oeste, leste e nordeste de Santa Catarina (inclui litoral e Vale do Itajaí, no sudoeste, centro, sul, leste e norte do Paraná, no sul e leste de São Paulo (exceto no litoral), no litoral do Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro, Grande Belo Horizonte e centro-oeste/noroeste de Minas Gerais, em Goiás (exceto no extremo norte do estado), no Distrito Federal, em Mato Grosso (exceto no leste/nordeste do estado), na região de Porto Velho no centro-norte de Rondônia, no centro-leste do Acre, no Amazonas (exceto no extremo sudoeste do estado), no Pará (exceto no norte do estado), no norte do Tocantins, no interior do Maranhão e região de Teresina.

Atenção para chuva moderada no litoral e norte do Maranhão e no litoral do Pará.

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade