Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Calor aumenta e bate recorde em Campo Grande e em Cuiabá

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás registraram as maiores temperaturas no país nesta quinta-feira e devem esquentar mais até o sábado.

10 ago 2023 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

Dois novos recordes de calor para o ano de 2023 foram estabelecidos em capitais do Centro-Oeste do Brasil na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto. Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul e Cuiabá, capital de Mato Grosso, tiveram as tardes mais quentes do ano até agora.

Em Cuiabá, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima verificada às 15 horas, horário de Brasília, foi de 40,4°C. Este valor ainda poderá sofrer um acréscimo de alguns décimos na nova leitura termométrica que será feita às 21 horas, no horário de Brasília.

A capital de Mato Grosso estabeleceu o recorde de calor para 2023 pelo segundo dia consecutivo. Na quarta-feira, 9 de agosto, a temperatura já havia chegado aos 40,1°C.

A última vez que Cuiabá registrou 40°C ou mais no mês de agosto foi em 2021, quando a temperatura igualou ou superou a marca dos 40°C em 5 dias, com marcas de até 40,9°C.

Foto: Climatempo

Campo Grande (MS) registrou 35,1°C em 10/8/23 (Foto: Campo Grande/ Getty Imagens)

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, estabeleceu o novo recorde de calor para o ano de 2023, até o momento, com a marca de 35,2°C. O recorde anterior de calor para este ano era de 34,1°C, em 6 de agosto.

Centro-Oeste está muito quente

Até às 16 horas, pelo horário de Brasília, locais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul eram os mais quentes do Brasil nesta quinta-feira, 10 de agosto.

Aragarças, em Goiás, registrou 40,1°C por volta das 14 horas, em Porto Estrela, Mato Grosso, a temperatura chegou a 39,4°C. Em Rondonópolis, também em Mato Grosso, a máxima foi de 39,3°C,  recorde para este ano. Em Cacoal, Rondônia, a temperatura chegou aos 38,6°C e em Água Clara, Mato Grosso do Sul, aos 38,5°C, e também foi recorde para o ano de 2023.

Previsão de queda da temperatura 

Até o sábado é possível que esquente um pouco mais nos estados do Centro-Oeste e novos recordes de calor para este ano poderão ocorrer. Mas há previsão de queda de temperatura no domingo, 13 de agosto, dia dos pais, com a entrada de ventos frios de origem polar. Porém, diante do calor intenso destes últimos dias, o domingo será apenas menos quente, mas ainda com temperaturas de 30 graus ou mais nesses estados, incluindo as capitais.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade