Porto de Arroio do Sal prevê investimento de R$ 6 bilhões
Fase de licenciamento será concluída até o final de julho, conforme anúncio feito após encontro entre o senador e o diretor-geral da ANTAQ.
O projeto para a construção do Porto de Arroio do Sal, localizado no litoral norte gaúcho, está prestes a obter uma autorização crucial. O senador Luis Carlos Heinze recebeu a visita do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, e anunciou que a fase de licenciamento junto à agência está prevista para ser concluída até o final de julho, impulsionando o desenvolvimento da região. O terminal de uso privado do tipo onshore terá capacidade para receber 40 mil toneladas e contará com um calado inicial de 17 metros, possibilitando a recepção de embarcações de grande porte, incluindo cruzeiros marítimos. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões, provenientes da iniciativa privada.
O senador Heinze demonstrou entusiasmo em relação ao projeto e informou que a equipe técnica prevê a publicação de um anúncio de disponibilidade na próxima semana, marcando uma etapa de formalização prévia para a emissão da licença da ANTAQ. Com a expectativa de concluir essa etapa até o final de julho, o Porto de Arroio do Sal se aproxima de se tornar uma realidade promissora para a região e o país como um todo.
Além disso, o senador aproveitou a oportunidade para discutir com o diretor-geral da ANTAQ a necessidade de celeridade no processo da hidrovia da Lagoa Mirim. Essa questão também foi abordada durante uma reunião que contou com a presença do embaixador uruguaio no Brasil, Guilhermo Valles, realizada na última quarta-feira, dia 12.
A ANTAQ publicou o edital para a construção e exploração do chamado "Porto Meridional" em Arroio do Sal no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24). As empresas interessadas têm 30 dias para enviar suas propostas. O senador Heinze, que é um grande apoiador do empreendimento, comemorou a publicação do edital, destacando sua importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ele enfatizou que o futuro porto trará benefícios comerciais e turísticos para a região, representando um avanço significativo na logística do setor e criando novas oportunidades para os gaúchos.