Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Policiais são autores de 4 em cada 10 homicídios em São Paulo em 2024

24 jul 2025 - 16h35
Compartilhar
Exibir comentários

A atuação das polícias Civil e Militar na capital paulista esteve presente em 4 de cada 10 assassinatos registrados ao longo de 2024. O dado foi apresentado nesta quinta-feira (24) pelo 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, levantamento que analisa estatísticas oficiais da violência no País.

Policial Militar de São Paulo
Policial Militar de São Paulo
Foto: Reprodução/Governo de São Paulo / Perfil Brasil

Conforme o relatório, 357 pessoas morreram em ações policiais no município de São Paulo no ano passado. O total corresponde a 40% das 937 mortes violentas intencionais registradas no período. As categorias incluídas nesse grupo são homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídio e morte em intervenção policial.

Letalidade é ainda maior no litoral paulista

Cidades como Santos e São Vicente chamam a atenção pelos altos índices. Nesses municípios, localizados na Baixada Santista, 66,1% das mortes violentas foram causadas por policiais. Ambas foram cenário da Operação Verão/Escudo, deflagrada no início do ano e considerada a mais letal da Polícia Militar de São Paulo desde o massacre do Carandiru, em 1992.

O anuário destaca que "causa preocupação que, apesar da redução dos homicídios registrada nos últimos anos, o número de mortos em intervenções policiais permanece em patamares alarmantes, vitimando, desde 2018, mais de seis mil pessoas por ano no país. Se considerarmos a última década, entre 2014 e 2024 foram 60.394 vítimas de letalidade policial."

O estudo também aponta que esses números podem sinalizar "o uso ilegítimo da força, especialmente quando acompanhados da normalização de operações policiais que sistematicamente resultam na morte de civis, somadas a discursos ideológicos que exaltam a letalidade como sinônimo de eficiência. Essa combinação revela um processo de milicianização das forças de segurança e o avanço da corrupção entre seus agentes."

A letalidade virou política de Estado?

São Paulo foi o estado brasileiro com maior crescimento percentual em mortes decorrentes de intervenção policial (MDIP) no último ano. O salto foi de 60,9% em relação a 2023, segundo o anuário de 2025. Nacionalmente, a letalidade também subiu, alcançando 14,1% do total de mortes violentas — o maior índice em uma década.

Apesar disso, o estado de São Paulo segue com a menor taxa geral de mortes violentas intencionais no País: foram 8,2 registros por 100 mil habitantes em 2024. Mesmo assim, houve mudança na classificação estadual. Em 2023, São Paulo integrava o grupo com letalidade "intermediária", no qual as mortes por policiais representavam entre 10,1% e 20% dos homicídios. Em 2024, passou ao patamar "bem mais alto", com mais de 20,1%.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade