PUBLICIDADE

Polícia britânica diz que 39 corpos encontrados em caminhão eram de chineses

24 out 2019 - 10h41
(atualizado às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades afirmam que vítimas localizadas em contêiner refrigerado eram oito mulheres e 31 homens de nacionalidade chinesa. Detalhes sobre a rota percorrida por caminhão são revelados.As 39 pessoas encontradas mortas dentro de um caminhão nesta quarta-feira (23/10) na Inglaterra eram cidadãos chineses, informou a polícia.

O veículo e os corpos foram localizados na cidade de Grays, no condado de Essex, ao leste de Londres
O veículo e os corpos foram localizados na cidade de Grays, no condado de Essex, ao leste de Londres
Foto: DW / Deutsche Welle

As vítimas estavam dentro de um contêiner refrigerado transportado por um caminhão que partiu da Bélgica. O veículo e os corpos foram localizados na cidade de Grays, no condado de Essex, ao leste de Londres.

"Confirmamos que oito dos mortos eram mulheres, e 31, homens", disse a polícia local.

O suposto motorista do caminhão, um norte-irlandês de 25 anos, permanece sob custódia. Ele teria entrado no Reino Unido via Holyhead, no País de Gales, no último domingo, após passar por Dublin, na Irlanda.

Autoridades policiais também disseram que todas as 39 pessoas devem passar por um processo de autópsia a fim de estabelecer a causa da morte e, depois, ser identificadas.

A embaixada chinesa no país declarou que "leu com pesar" as notícias sobre o caso e que busca mais esclarecimentos sobre o ocorrido junto à polícia britânica.

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse estar chocado com o caso. "Estou horrorizado pelo trágico incidente em Essex. Os meus pensamentos estão com aqueles que perderam as suas vidas e seus familiares", afirmou. O premiê também prometeu trabalhar em estreita colaboração com a polícia para descobrir exatamente o que aconteceu.

Apesar de o contêiner estar registrado na Bulgária, o Ministério do Exterior búlgaro informou que os registros mostram que ele não circulou pelo país desde 2017.

Há anos, imigrantes ilegais tentam chegar ao Reino Unido dentro de caminhões, normalmente a partir da Europa continental. Na maior tragédia desse tipo já registrada, 58 chineses morreram em um caminhão que transportava tomates, em 2000, no porto de Dover. Eles haviam partido do mesmo lugar de onde teria iniciado a viagem da tragédia atual, o porto de Zeebrugge, na Bélgica.

Em 2015, no auge da crise migratória na Europa, 71 refugiados de Síria, Iraque e Afeganistão foram encontrados mortos dentro de um caminhão refrigerado que foi abandonado numa rodovia na Áustria, perto da fronteira com a Hungria.

GB/rtr

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade