Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Potências militares da Europa desenvolvem sistemas de defesa aérea de baixo custo

20 fev 2026 - 11h15
Compartilhar
Exibir comentários

As cinco maiores ‌potências de defesa da Europa estão se unindo em um projeto multimilionário para colocar em produção, dentro de 12 meses, sistemas de defesa aérea de baixo custo, como drones autônomos ou mísseis, anunciaram ministros reunidos na cidade ⁠polonesa de Cracóvia nesta sexta-feira.

A guerra na Ucrânia mostrou como ‌os drones interceptadores autônomos podem ser uma alternativa eficaz aos caros mísseis de defesa aérea, e os aliados ‌europeus de Kiev estão ansiosos para ‌aprender com essa experiência.

O Grupo Europeu dos Cinco ⁠Ministros da Defesa, que reúne os países com maiores gastos militares — França, Alemanha, Itália, Polônia e Reino Unido —, se reuniu enquanto os líderes europeus trabalham para aumentar as capacidades de defesa em meio a crescentes dúvidas europeias sobre ‌o compromisso de Washington em proteger o continente.

"É um compromisso ‌de vários milhões ⁠de libras, ⁠vários milhões de euros... para intensificar essa tecnologia", disse o ministro britânico ⁠da Prontidão e Indústria ‌de Defesa, Luke Pollard.

"Estamos ‌realmente esperançosos de que isso resultará em um efetor que... estará em produção dentro de 12 meses."

Na terminologia militar, "efetores" são os componentes de um sistema que ⁠produzem um efeito físico, enquanto "plataformas autônomas" são sistemas não tripulados capazes de tomar decisões independentes.

A iniciativa "Efetores de Baixo Custo e Plataformas Autônomas", conhecida como LEAP, envolve o desenvolvimento de sistemas avançados de ‌defesa aérea de baixo custo — como drones autônomos ou mísseis —, cujo primeiro projeto será entregue até 2027, informou o ⁠governo britânico em comunicado separado.

"Acabamos de assinar um compromisso muito importante sobre o desenvolvimento conjunto de capacidades de ataque baseadas em drones, produção conjunta de baixo custo e aquisição conjunta de efetores e cargas úteis de drones de baixo custo", disse o ministro da Defesa polonês, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz.

"Este é o desafio de nossos tempos — as tecnologias estão mudando... e precisamos responder muito rapidamente."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade