Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Passageiro morre após ser prensado por portas do trem na estação Campo Limpo, em SP

6 mai 2025 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

Um passageiro ainda não identificado morreu na manhã desta terça-feira (6) após ficar preso entre a porta do trem e a porta de segurança da plataforma na estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás do Metrô. O incidente ocorreu por volta das 8h, em horário de pico. A plataforma estava lotada quando o trem iniciou a movimentação com o passageiro ainda no vão entre as estruturas. Segundo relatos, ele foi arrastado e prensado diante de dezenas de pessoas.

Acidente ocorreu na estação Campo Limpo, na linha 5
Acidente ocorreu na estação Campo Limpo, na linha 5
Foto: Lilás do Metrô - Divulgação ViaMobilidade / Perfil Brasil

O que falhou no sistema de segurança das portas do trem?

Um dos que presenciaram o acidente foi o arquiteto Ygor Miranda de Sousa, que descreveu a cena como desesperadora. "Tinha gente tentando entrar, e acabou ficando uma pessoa presa na porta, e aquela porta de segurança acabou fechando, aí o trem foi. Começou a andar, a gente só ouviu o barulho do corpo batendo no vidro e voltando. E a pessoa acabou sendo esmagada", contou à CNN.

A concessionária ViaMobilidade, responsável pela Linha 5-Lilás, confirmou a morte e declarou que "todos os esforços da concessionária estão concentrados na identificação da vítima, que não portava documentos, e de seus familiares para prestar o suporte necessário".

A empresa disse ainda que "está colaborando com as autoridades e apurando as circunstâncias do ocorrido". A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom).

Outros passageiros também relataram pânico no momento do acidente. Segundo o gestor comercial Bruno Moreira Costa, "todo mundo ficou desesperado, começou a chorar. Ele ficou preso entre as portas". Bruno afirmou ao g1 que não havia agentes de segurança no local no momento da ocorrência. "Nunca vi algo parecido. (...) Está desesperadora a operação nos trens, em todas as linhas", disse.

O sistema de portas da plataforma funciona como barreira física para impedir quedas nos trilhos. Essas portas operam com sensores que deveriam evitar fechamentos quando há obstruções — como ocorre em elevadores. Testemunhas afirmam que esses mecanismos não funcionaram como esperado.

Em março, uma mulher passou por situação semelhante na estação Vila Prudente, na Linha 2-Verde. Na ocasião, o trem não chegou a se mover, e a passageira foi retirada sem ferimentos.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade