Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Para que serve a tinta neon usada nos carros da Fórmula 1?

19 fev 2026 - 20h32
Compartilhar
Exibir comentários

A pré-temporada da Fórmula 1 2026 segue acontecendo no Circuito de Sakhir, no Bahrein. Após cinco dias de carros em pista, as sessões têm gerado algumas dúvidas nos fãs da categoria, seja sobre o novo regulamento técnico ou a forma como as equipes buscam entender detalhes dos novos monopostos, entre eles o flow vis.

Entenda o que é o flow vis da Fórmula 1
Entenda o que é o flow vis da Fórmula 1
Foto: Joe Portlock/Getty Images / Perfil Brasil

Nos testes de quarta-feira (18), a Scuderia Ferrari chamou a atenção dos fãs online após aparecer na pista com tinta fluorescente em algumas partes do carro. Essa tinta seria o flow vis, criado para contrastar com a pintura do veículo.

O flow vis é passado em pontos específicos dos carros para auxiliar as equipes a avaliar os aspectos aerodinâmicos. Com a cor neon, é mais fácil para os engenheiros conseguirem identificar como o fluxo de ar passa por determinados pontos do monoposto.

Além do uso da tinta para o estudo de detalhes aerodinâmicos, as escuderias da Fórmula 1 também utilizam luz ultravioleta. Assim, é possível que cada equipe "esconda" algumas especificidades técnicas de cada peça das demais equipes do grid.

Enquanto o flow vis parece algo simples, a sua aplicação é muito mais complexa do que parece, exigindo um alto nível de atenção dos engenheiros. Caso a tinta seja aplicada em uma quantidade muito pequena, não é possível obter todas as informações necessárias, porém o contrário também é verdade. Em casos de excesso de tinta, a análise e o fluxo aerodinâmico são comprometidos.

Fórmula 1 2026

Com a introdução do novo regulamento técnico e a maior mudança na história da Fórmula 1, os testes de pré-temporada de 2026 tornaram-se cruciais para as equipes do grid. Durante nove dias, divididos entre Barcelona e o Bahrein, as escuderias terão a oportunidade de coletar dados e realizar os ajustes necessários em seus monopostos antes do campeonato começar.

A Fórmula 1 2026 está marcada para iniciar em 8 de março, no GP da Austrália, que acontece em Melbourne. Apesar de algumas mudanças no calendário, o Grande Prêmio de São Paulo segue o padrão dos anos anteriores e mantém sua data nos primeiros dias de novembro.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por FORMULA 1® (@f1)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade