F1 2026: Como foi o quinto dia de pré-temporada?
Depois de uma forte performance na primeira semana de testes da pré-temporada 2026 da Fórmula 1, a Mercedes dominou a pista do Bahrein por mais um dia. Andrea Kimi Antonelli, que participou da sessão vespertina, bateu a volta do vice-líder, Oscar Piastri, virando 1min32s803, 0s058 melhor. Max Verstappen completou o trio após dar o maior número de voltas do dia.
Nesta quinta-feira (19), aconteceu o penúltimo dia de pré-temporada da Fórmula 1 no Sakhir. Durante as sessões, foi possível ter mais clareza sobre a posição das equipes neste começo de campeonato, considerando que a confiabilidade dos motores Mercedes, Ferrari e Red Bull Ford ainda segue na liderança. De forma que as equipes que competem com essas unidades de potência podem se ver um passo à frente do resto do grid.
Em meio às análises coletivas, também houve destaque para as inovações aerodinâmicas apresentadas pelas equipes. A Scuderia Ferrari, por exemplo, encontrou uma maneira inusitada de desenvolver a aerodinâmica ativa da asa traseira, introduzindo uma atualização que inverte o componente em até 180°.
Apesar da evolução da equipe de Maranello, a McLaren, Red Bull e Mercedes não ficaram para trás. Como visto nas sessões dos dias anteriores, as equipes do topo do grid parecem ter uma diferença de centésimos entre si, lembrando que a potência máxima dos motores ainda não foi exibida, e ainda há performance por vir.
No caso da Red Bull, a equipe taurina ficou a 0s3 da melhor marca. Foram mais de 130 voltas completas com Verstappen, sendo esse o dado mais significativo para as equipes durante a pré-temporada. O desempenho do time confirmou a fala de James Vowles, da Williams, que afirmou que o top 4 da Fórmula 1 está "intacto".
Vowles, apesar do comentário, deve ter um bom ano à frente da Williams. A equipe mostrou um bom desempenho durante os testes e se encontra em proximidade com outras duas equipes: a Alpine, que teve uma grande evolução em relação a 2025, e a Audi. O time novato parece, finalmente, ter encontrado o ritmo após um começo complicado.
Enquanto a Audi começa a subir os degraus do grid, a Aston Martin parece descer sem freio. Nesta quinta-feira, a equipe enfrentou uma falha na unidade de potência da Honda e tirou Fernando Alonso de metade da tarde. Já a Cadillac tem conseguido andar por longos períodos, apesar de ser considerada muito lenta.
Gabriel Bortoleto participou da sessão matutina e terminou o dia na 12ª colocação. Em comparação, Nico Hülkenberg, que pegou a pista mais aderente, foi o sétimo colocado. Durante sua porção do dia, o brasileiro conquistou a quinta melhor volta.
Ver essa foto no Instagram