Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Orla do Guaíba volta a ter seis pontos próprios para banho na Zona Sul

Ao todo, os técnicos verificam, em laboratório, cinco amostras semanais de cada um dos pontos

23 jan 2026 - 19h58
Compartilhar
Exibir comentários

A Orla do Guaíba voltou a ter seis pontos em condições de receber banhistas entre os bairros Belém Novo e Lami. Conforme o 12º relatório de balneabilidade da temporada 2025/2026, divulgado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) nesta sexta-feira (23) todos os pontos monitorados estão dentro dos parâmetros.

Foto: Luciano Lanes / PMPA / Porto Alegre 24 horas

As análises, conduzidas pela Gerência de Tratamento de Esgotos (Gate) do Dmae, foram realizadas com base em coletas no período de 5 a 20 de janeiro. Os critérios de balneabilidade são definidos pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Ao todo, os técnicos verificam, em laboratório, cinco amostras semanais de cada um dos pontos.

Regras - O Conama determina que, para ser considerado próprio para banho, o ponto analisado tenha, nas últimas cinco amostras, apresentado concentração inferior a 800NMP/100mL da bactéria Escherichia coli. Também é fundamental que, na última amostra, o valor não tenha ultrapassado a marca de 2000 NMP/100 mL. Já o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

Pontos próprios para banho:

Belém Novo:

Posto 1 - praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus;

Posto 2 - praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só;

Posto 3 - praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça.

Lami:

Posto 1 - acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas;

Posto 2 - acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas;

Posto 3 - avenida Beira Rio, em frente ao nº 510.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade