Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O 'jeito do Lando Norris': quem é o novo campeão mundial da Fórmula 1?

8 dez 2025 - 21h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Fórmula 1 tem um novo campeão mundial. Lando Norris, piloto da McLaren de apenas 26 anos, conquistou o título da temporada de 2025 e adicionou seu nome à longa lista de campeões da categoria ao longo de mais de 75 anos de história.

Lando Norris é campeão mundial de 2025
Lando Norris é campeão mundial de 2025
Foto: Clive Mason/Getty Images / Perfil Brasil

Com um currículo extenso no mundo do automobilismo, Lando Norris estreou na Fórmula 1 em 2019. De lá para cá, o piloto conquistou 11 vitórias e 44 pódios, além de ter sido vice-campeão no mundial de 2024. No último domingo (7), o jovem conquistou seu primeiro campeonato.

Durante a coletiva de imprensa após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, onde conquistou seu grande triunfo, Norris falou sobre como trilhou seu próprio caminho até o título: "Uma das coisas que mais me orgulha é que sinto que consegui vencer do jeito que eu queria, que não foi sendo alguém que eu não sou, não tentando ser tão agressivo quanto o Max [Verstappen] ou tão imponente quanto todos os campeões do passado, seja lá o que for", disse.

"Estou feliz por ter vencido do meu jeito. Estou feliz por ter podido sair e ser eu mesmo e vencer do jeito do Lando, como o Andrea [Stella] me diria. Isso certamente me deixa feliz. Eu poderia ter saído e sido mais a pessoa que vocês provavelmente querem que eu seja em alguns momentos? Eu poderia", concluiu Norris.

Quem é Lando Norris?

Um dos nomes mais comentados da Fórmula 1, Lando Norris faz sucesso entre o público mais jovem da categoria. Nascido em Bristol, na Inglaterra, em 13 de novembro de 1999. Além de dirigir, o jovem também é fundador de uma equipe de jogos virtuais chamada Quadrant.

Criado em Glastonbury, Norris estudou em um colégio privado de Somerset e é o segundo mais velho dentre quatro irmãos, resultados da união entre o inglês Adam Norris e a belga Cisca Wauman. Ele possui um irmão mais velho chamado Oliver e duas caçulas chamadas Flo e Cisca. Além de ser tio de Mila, que chegou a competir de kart por alguns anos.

Diferente do filho, Adam seguiu carreira no setor financeiro em empresas de gestão de pensões. Negociando ações e trabalhando também em sua própria empresa de investimentos, aposentou-se aos 36 anos e já foi considerado um dos homens mais ricos do país, com fortuna de mais de 200 milhões de libras. Em 2018, fundou uma marca de scooters elétricas.

Conheça a carreira do jovem no automobilismo

Norris começou no kart ainda cedo, com sete anos de idade, ao lado do irmão Oliver, de dez. No ano seguinte, participou de seus primeiros torneios e seguiu carreira até chegar ao campeonato europeu de kart da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), a Super Copa Internacional e o WSK Euro Series. Ao todo, o piloto soma cinco títulos em quatro anos nas categorias de base.

Em 2014, migrou para os carros de turismo e participou do campeonato Ginetta Junior. No ano seguinte, trocou de categoria mais uma vez e foi para a MSA Fórmula Quatro, equivalente à Fórmula 4 inglesa, onde ganhou sua prova de estreia e foi campeão no primeiro ano. Lando também participou de etapas da F4 alemã e italiana.

A onda de triunfos não parou por aí. Em 2016, Lando Norris ganhou os títulos da Toyota Racing Series, na Nova Zelândia; da Eurocup Formula Renault 2.0 na Europa, e a edição noroeste europeia de outro campeonato promovido pela montadora francesa, sucessivamente. Por isso, foi efeito piloto do ano.

Em 2017, começou a relação com a McLaren, sua atual equipe da Fórmula 1, e entrou para a Academia de Pilotos, além de tornar-se piloto de teste e desenvolvimento do time. O vínculo abriu portas para o primeiro teste com um carro da F1, aos 17 anos, na Hungria. No fim do ano, Norris foi confirmado como reserva de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne na F1 para a temporada seguinte.

A chegada à Fórmula 1

Após uma campanha de altos e baixos na Fórmula 2, o jovem de apenas 18 anos foi assinado para correr pela McLaren na categoria de elite do automobilismo no ano seguinte. Ele formou dupla com Carlos Sainz, egresso da Renault, com ambos substituindo Vandoorne e Alonso.

2019 não foi o melhor ano para a escuderia inglesa, que terminou o campeonato na quarta posição. Na época, a equipe trabalhava com motor Honda e unidade de potência da Renault. Apesar disso, Lando conseguiu conquistar seus primeiros pontos e deu início a uma história que o levaria ao maior nível de triunfo da Fórmula 1.

A parceria com a Mercedes trouxe uma perspectiva de melhora para a equipe. Em 2020, primeiro ano da parceria, Lando Norris conquistou seu primeiro pódio, na Áustria, e terminou o Mundial em nono lugar.

No ano seguinte, ganhou um novo companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, enquanto Sainz assinou com a Ferrari. Durante o primeiro ano da dupla, Norris conquistou quatro pódios, incluindo um segundo lugar na Itália, enquanto sua dupla australiana teve o grande triunfo do dia. Apesar das inconsistências ao longo de seus primeiros anos na McLaren, a equipe evoluiu e Lando começou a faturar mais pódios.

A saída de Daniel trouxe Oscar Piastri, piloto australiano que estreou na Fórmula 1 em 2023. Lado a lado, a dupla se tornou uma potência na equipe inglesa e trouxe bons resultados, além de criar um cenário ainda mais positivo para o ano seguinte.

Lando abriu 2024 com resultados discretos, mas conquistou o terceiro lugar na Austrália. Miami, na sexta corrida da temporada, foi o local de seu primeiro triunfo na categoria, após um grande pacote de atualizações que reduziu a distância entre a McLaren e a Red Bull. Em setembro, a equipe laranja assumiu a liderança do campeonato.

Entre Max Verstappen, Oscar Piastri e uma ameaça eminente da dupla da Ferrari, o ano de 2024 terminou como um "quase" para Lando Norris, que apesar das conquistas, chegou apenas ao vice-campeonato, ainda que a McLaren tenha vencido o Mundial de Construtores.

A busca pela coroa do Mundial de Pilotos

Para 2025, Norris voltou ainda mais forte. O piloto venceu a primeira corrida no campeonato e passou a liderar a tabela com 25 pontos, mas começou a ter dificuldades com o novo carro e ficou seis corridas sem vencer, enquanto Verstappen e Piastri triunfaram.

Apesar dos problemas, Lando Norris continuou a aparecer nos pódios e acumulou segundas e terceiras posições, o que não foi suficiente para se manter na ponta da tabela. Na Arábia Saudita, o jovem britânico perdeu a liderança do campeonato para o companheiro de equipe.

A partir desse momento, a dupla passou a competir entre si pela liderança e chegou a colidir no Canadá, levando Lando a abandonar a prova. Os resultados do inglês, no entanto, logo melhoraram, e sua onda de má sorte passou a atingir Piastri.

Norris reassumiu a ponta da tabela e recuperou a posição de líder do campeonato. Ainda assim, o título não estava garantido. Em Las Vegas, a dupla da McLaren foi desclassificada, dando espaço para Verstappen saltar para a vice-liderança a 24 pontos do britânico.

Em Abu Dhabi, a disputa final decidiria o campeão mundial de 2025, mas Norris chegou em vantagem: um pódio já lhe asseguraria a coroa. De forma que, seu terceiro lugar no pódio, logo atrás do vencedor Verstappen e Oscar Piastri, foi suficiente para garantir o título e o Mundial de 2025.

Ele chegou à corrida em vantagem: um pódio já lhe asseguraria o título. E conseguiu manter-se entre os três primeiros, mesmo caindo de segundo para terceiro após ser ultrapassado por Piastri na largada. Com isso, Norris levou para casa mais um pódio e o Mundial de 2025.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Lando Norris (@lando)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade