Novo ônibus elétrico começa a circular com passageiros em Porto Alegre
A operação faz parte do Programa Mais Transporte, que busca qualificar o sistema de mobilidade da cidade
Porto Alegre inicia nesta quinta-feira, 3 de julho, a operação com passageiros de um novo modelo de ônibus 100% elétrico na linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora. O veículo da montadora chinesa BYD, modelo D9W 20.410 padron com carroceria nacional Caio eMillenium, será testado por pelo menos 30 dias, como parte do chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) para avaliação de tecnologias sustentáveis no transporte coletivo.
O ônibus já circulava sem usuários desde quarta-feira, 2, em testes de itinerário. Agora, passa a operar com 16 viagens diárias em tabela extra - oito por sentido - percorrendo cerca de 220 quilômetros por dia. A linha 520.3 foi escolhida por suas características técnicas, como extensão, aclives e declives, e transporta cerca de 14,4 mil passageiros por dia útil em 115 viagens com uma frota de 20 veículos.
A operação faz parte do Programa Mais Transporte, que busca qualificar o sistema de mobilidade da cidade. De acordo com o secretário Adão de Castro Júnior, o teste com o ônibus da BYD permitirá avaliar o desempenho operacional do veículo e compará-lo com outros modelos já testados. "Nosso compromisso é oferecer uma experiência de transporte cada vez mais inovadora, sustentável e eficiente", afirmou.
Além de não emitirem gases poluentes, os ônibus elétricos oferecem vantagens como menor custo de operação e manutenção no longo prazo, além de alta eficiência energética. O modelo testado conta ainda com sistema de freio regenerativo, tecnologia que reaproveita a energia gerada nas frenagens para recarregar a bateria, contribuindo para maior autonomia e sustentabilidade do transporte.
O itinerário da linha 520.3 inclui vias importantes da cidade, como as avenidas Assis Brasil, Plínio Brasil Milano, Independência e Mauá, além de ruas como 24 de Outubro, Mostardeiro e Goethe. A iniciativa faz parte de um projeto submetido pela SMMU ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com mais de R$ 1 bilhão em investimentos previstos para a renovação da frota e qualificação do transporte público em Porto Alegre.