Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

No escritório como em casa, tendência na arquitetura corporativa

No escritório, como dentro da casa, deve haver uma forma rápida de passar de um ambiente para outro quando se muda de atividade

28 set 2017 - 17h38
Compartilhar
Exibir comentários

Por Erwane Kaloudoff, Gerente de Comunicação da Arealis Brasil

Foto: DINO

Na sede das empresas emblemáticas de hoje, tudo parece ser feito para que o funcionário sinta-se em casa. Em ambientes tropicais com sofás e madeira natural, salas de reunião com decoração balinesa, o ar condicionado agita as persianas como os ventos alísios do oceano. Colaboradores descalços trabalham com seu cão ao lado que descansa no piso de grama artificial.

As grandes companhias apelam a mimicar os códigos do seio da família. Uma sala de jogos, uma cozinha, obras de arte nas paredes e sofás aconchegantes se tornaram básicos. O paternalismo teve seu dia. Hoje as empresas a paparicam. "Maternalizam" até demais. O que pensar de uma empresa que não deixa nenhum funcionário trabalhar a mais de 100 m de comida? A mamãe não fica longe.

No entanto, é necessário reconhecer as qualidades da planta da casa no dia a dia de trabalho! No escritório, como dentro da casa, deve haver uma forma rápida de passar de um ambiente para outro quando se muda de atividade. O colaborador deve poder escolher entre diferentes espaços, que facilitam a concentração, ou privilegiam a troca de ideias, dependendo da tarefa a ser cumprida.

O mobiliário acompanha a busca de flexibilidade: uma sala de brainstorming, por exemplo, deve possibilitar tanto o trabalho em pé, como sentado ou deitado. Cadeiras ergonômicas ou rígidas, pufes, bancos altos, poltronas e sofás aconchegantes: hoje, a diversidade dos assentos em um mesmo pavimento é tão grande que muitos espaços corporativos parecem competir com qualquer showroom da Gabriel Monteiro Da Silva.

Buscando estimular a identificação com o local e a criatividade do time, as empresas pedem sempre mais salas descontraídas, com móveis versáteis, paredes em que se pode escrever e pequenas mesas para reuniões ao estilo dos bares da cidade.

Amanhã, os escritórios serão parecidos com cafés chiques e hotéis boutique, com espaços híbridos, entre espaço de vida e local de trabalho. Isso é bom para o bem-estar. E a produtividade.

E as coisas da casa? Ficam em casa?

Sobre o escritório Arealis

Fundado em Paris em 2005 e presente em São Paulo e no Rio de Janeiro desde 2012, o escritório Arealis é referência em arquitetura corporativa no Brasil. Desenvolve projetos corporativos inovadores focados nos desafios tecnológicos e sociais das empresas, e executa obras de 500 m2 a 6000 m2 para clientes como Linx, Renault, Conecta, Booking.com, Criteo, Stago, Evino, BNP Paribas Personal Finance e Cardif. Para inovar em cada etapa do processo de implantação, Arealis conta com uma equipe pluridisciplinar e multicultural buscando sempre antecipar o futuro e criar conceitos novos para registrar a identidade corporativa do cliente. Da conceituação ao gerenciamento da implantação, e pela dinamização do espaço, Arealis atende as empresas de todos os segmentos que buscam performance e bem-estar no espaço de trabalho.

Website: http://www.arealis.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade