Xi recebe Putin como 'um velho amigo' para estreitar relações
China e Rússia assinaram mais de 20 acordos bilaterais
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que está na China para se reunir com líderes asiáticos, foi recebido nesta terça-feira (2) como "um velho amigo" por seu homólogo em Pequim, Xi Jinping. Os mandatários assinaram mais de 20 acordos bilaterais e discutiram temas internacionais e regionais de interesse comum.
O líder chinês, que se referiu ao chefe do Kremlin como "um velho amigo", afirmou que as "relações entre China e Rússia resistiram a provas de circunstâncias internacionais mutáveis", reforçando que a reunião entre eles é "um bom exemplo de amizade entre vizinhos, de coordenação estratégica global e de cooperação mutuamente benéfica".
"A minha iniciativa de governança global visa trabalhar com todos os países com ideias semelhantes para defender com força os propósitos e princípios da Carta da ONU e promover a construção de um sistema de administração mundial mais justo e equitativo", falou Xi.
A iniciativa "é muito oportuna e necessária e desempenhará um papel importante no enfrentamento do déficit de governança global", acrescentou Putin, de acordo com a CCTV.
Durante o encontro, China e Rússia assinaram mais de 20 documentos de cooperação bilateral em setores como energia, aeroespacial, inteligência artificial, agricultura, saúde, pesquisa científica e educação.
Além disso, Xi e Putin também discutiram questões internacionais e regionais de interesse mútuo, com as partes destacando "a igualdade soberana, o Estado de direito internacional e o multilateralismo".
"Devemos continuar a fortalecer a cooperação em plataformas multilaterais como a ONU, a Organização de Cooperação de Xangai (OCX), os Brics e o G20, e trabalhar juntos para promover a construção de uma comunidade com um futuro voltado para a humanidade", disse Xi, antes de oferecer um jantar em homenagem a Putin.