PUBLICIDADE

Mundo

Vulcão entra em erupção nas Ilhas Galápagos; Equador monitora ecossistema

13 jan 2020 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão La Cumbre entrou em um processo de erupção na noite de domingo no arquipélago de Galápagos, mas nas últimas horas se registrou uma redução na saída de magma de sua cratera, disse nesta segunda-feira o Ministério do Meio Ambiente do Equador, que acrescentou que está monitorando o ecossistema.

La Cumbre, que se situa a cerca de 1.470 metros de altura na Ilha Fernandina, possui alto valor ecológico porque abriga espécies únicas, como iguanas terrestres e marinhos, cobras, cormorões não voadores e pinguins, entre outras.

A atividade sísmica na zona aumentou na tarde de domingo, antes da erupção. Imagens do vulcão mostraram uma "fissura radial ao largo da borda sudeste" com fluxos de lava descendo até o litoral, segundo o Parque Nacional Galápagos, encarregado da conservação das ilhas.

"De acordo com o relatório dos guardas florestais que monitoram a atividade do vulcão La Cumbre em Fernandina, durante a madrugada houve uma redução importante de saída de magma", disse o ministro do Meio Ambiente, Raúl Ledesma, em sua conta de Twitter.

"Hoje se dirigem à costa para verificar se a lava entrou no mar", acrescentou o ministro, sem dar maiores detalhes, mas as autoridades destacaram a importância de monitorar o processo eruptivo a fim de avaliar e registrar as mudanças que o fenômeno pode produzir no ecossistema da ilha.

A Ilha Fernandina não tem população humana.

A última erupção do La Cumbre ocorreu em junho de 2018. As erupções vulcânicas são processos naturais e constantes em Galápagos devido à sua origem.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade