Vídeo mostra casal de idosos que foi morto tentando desarmar atirador em ataque na Austrália
Boris e Sofia Gurman, que estavam ambos na casa dos 60 anos, são dois dos 15 mortos no atentado
Um casal de idosos tentou desarmar um atirador durante um ataque em Bondi, Austrália, mas acabou morto; o ato heróico deles e de outro homem que desarmou outro atirador foram amplamente elogiados.
Novas imagens dramáticas do ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, ocorrido no último domingo, 14, mostram o momento em que um casal de idosos tenta desarmar um dos atiradores. Eles foram identificados como Boris e Sofia Gurman, e estavam ambos na casa dos 60 anos, segundo familiares. A NBC News, que confirmou a veracidade do vídeo, chamou a atitude dos dois de "último ato de heroismo".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No vídeo, é possível ver um homem idoso usando bermuda e uma camisa cor de lavanda. Ele luta com um dos atiradores, que veste uma calça branca e uma camisa preta. O idoso consegue pegar a arma do atirador até que os dois caem no chão.
Uma mulher idosa também aparece correndo atrás do carro, que tem uma bandeira preta com inscrições brancas drapeada sobre o para-brisa. As autoridades informaram posteriormente que duas bandeiras caseiras do Estado Islâmico foram encontradas nos carros pertencentes ao suspeito mais jovem, de 24 anos.
O vídeo então mostra o idoso se levantando enquanto segura a arma e dá alguns passos em direção ao homem com quem ele lutava. Porém, quando a filmagem termina, o idoso aparece caído no chão.
BREAKING: New dashcam footage reveals that an elderly Australian hero and his wife almost managed to stop the Bondi Massacre before it even began.
They saw the jihadist death squad jump out of a car draped with an ISIS flag and immediately attempted to tackle the gun men.
The… pic.twitter.com/2moVt1P9zc
— Drew Pavlou 🇦🇺🇺🇸🇺🇦🇹🇼 (@DrewPavlou) December 16, 2025
“Um terrorista na ponte disparou o primeiro tiro, depois o segundo, depois o terceiro. Enquanto isso, o outro terrorista tinha acabado de sair do carro quando um senhor idoso à beira da estrada não fugiu. Em vez disso, ele avançou em direção ao perigo, lutou desesperadamente para agarrar a arma e se segurou com força! Assistir pela lente enquanto o idoso era finalmente baleado e caía no chão — meu coração se despedaçou”, disse Jenny, a internauta que postou o vídeo online, à NBC News.
Outras imagens de drones mostraram o casal deitado um ao lado do outro, sem movimento, próximo à ponte de pedestres onde os atiradores continuaram os ataques.
“Boris e Sofia eram moradores de Bondi há muitos anos, amavam sua comunidade e a vida que construíram ali. Eles eram pessoas de profunda bondade, força silenciosa e cuidado inabalável com os outros. Devotados à família e um ao outro, suas ausências deixam um vazio que não pode ser preenchido”, diz um comunicado da família à emissora.
A família também afirmou que o ato altruísta do casal refletia “exatamente quem eles eram: pessoas que instintivamente escolhiam ajudar, mesmo correndo grande risco pessoal”.
No atentado, 15 pessoas foram mortas pela dupla de atiradores, identificada como pai e filho. Acontecia no local um evento em celebração à festa judaica Hannukah. Um outro ato de heroismo também chamou atenção: Ahmed al Ahmed, que desarmou um atirador em outro vídeo, tem sido amplamente elogiado. Ele passou por uma cirurgia devido aos ferimentos a bala e recebeu a visita do primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, nesta terça-feira, 16.

