PUBLICIDADE

Mundo

Vaticano aprova investigação para achar pistas sobre ossos

Restos mortais podem ser de jovens desaparecidas há 35 anos

2 nov 2018 - 15h54
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades italianas receberam nesta sexta-feira (2) autorização para iniciar uma investigação nos arquivos das propriedades do Vaticano na tentativa de encontrar informações sobre os ossos descobertos na Nunciatura Apostólica da Santa Sé em Roma, capital da Itália. A Procuradoria de Roma poderá investigar os documentos das obras e pessoas que já viveram no prédio. Todos os dados estão mantidos na sede do organismo do Vaticano responsável pelos imóveis da Igreja, o Apsa. Um primeiro exame das ossadas indicou que os restos mortais são de dois corpos, incluindo o de uma mulher. Segundo informações obtidas pela ANSA, a evidência emerge da análise de ossos da bacia. As equipes investigam se os restos encontrados são os de Emanuela Orlandi ou Mirella Gregori, ambas jovens desaparecidas em 1983. Novas análises serão realizadas nos próximos dias e as investigações devem começar já na segunda-feira(5).

Vaticano aprova investigação para achar pistas sobre ossos
Vaticano aprova investigação para achar pistas sobre ossos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    As verificações vão ser feitas na arcada dentária, juntamente com outros ossos encontrados no edifício anexo da Nunciatura Apostólica. Um primeiro exame externo verificou a presença de um dente, provavelmente um molar, o que poderia excluir a possibilidade de ser uma criança. Uma nova teoria especulada pela imprensa italiana, é a de que os ossos possam pertencer à esposa de um funcionário do Vaticano que desapareceu nos anos 1960.

    Além das avaliações, os promotores analisam a necessidade de ouvir os quatro operários que encontraram os ossos durante a reforma em um anexo da Nunciatura. Segundo o médico legista Giovanni Arcudi, o resultado de um exame de DNA pode demorar de sete a 10 dias para sair.

    Essa não é a primeira vez que a polícia italiana investiga a relação entre ossadas e os desaparecimentos de Orlandi e Gregori. Em 2012, investigadores encontraram cerca de 400 caixas com ossos na igreja de Santo Apolinário, em Roma, onde estava sepultado o mafioso Renatino De Pedis, suspeito de envolvimento no sumiço de Orlandi. Os exames, contudo, não encontraram ligação com as jovens.

    Gregori sumiu após dizer para sua mãe que tinha um encontro com um colega de escola, que, por sua vez, estava em outro compromisso. Já Orlandi desapareceu enquanto voltava para casa.

    Até hoje não foi encontrada nenhuma prova de que os dois casos estejam interligados.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade