Vance pede que europeus levem a sério falas de Trump sobre Groenlândia
Vice dos EUA alertou aliados sobre importância estratégica de Nuuk
O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, alertou os países europeus para que levem a sério as declarações do republicano Donald Trump sobre a Groenlândia.
"A Groenlândia é muito importante não apenas para a defesa antimíssil americana, mas para a defesa global. Sabemos que existem adversários hostis que demonstraram grande interesse naquele território específico", declarou o político durante uma coletiva de imprensa.
Vance acrescentou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tem uma reunião marcada com líderes da Dinamarca e da Groenlândia na próxima semana.
"Estamos pedindo aos nossos amigos europeus que levem a segurança daquela massa de terra mais a sério, porque, se não o fizerem, os EUA terão de tomar alguma providência. Qual será essa providência, deixo para o presidente decidir. O que digo aos líderes europeus é: levem a sério o que Trump diz", afirmou.
A alta representante da União Europeia para Assuntos Externos, Kaja Kallas, avaliou que as notícias que chegam de Nuuk "são extremamente preocupantes".
"Discutimos o tema entre os europeus, avaliando se isso representa uma ameaça real e, em caso afirmativo, qual seria nossa resposta. A Dinamarca tem sido uma aliada leal dos Estados Unidos, e declarações como essa não contribuem para a estabilidade global", disse a diplomata estoniana.
Citando quatro fontes, a agência Reuters informou que Washington chegou a discutir a possibilidade de realizar pagamentos únicos aos habitantes da Groenlândia para persuadi-los a se separar da Dinamarca e, potencialmente, se unir aos Estados Unidos. .