Ucrânia desativa navio da "frota fantasma" com drones marítimos no Mar Negro
Drones marítimos ucranianos nesta quarta-feira atingiram e desativaram um navio-tanque envolvido no comércio de petróleo russo enquanto ele navegava pela zona econômica exclusiva da Ucrânia no Mar Negro em direção ao porto russo de Novorossiysk, disse uma autoridade ucraniana.
O movimento é o terceiro ataque de drones marítimos em duas semanas contra embarcações que fazem parte da chamada "frota sombra" da Rússia -- navios não regulamentados que, segundo Kiev, estão ajudando Moscou a exportar grandes quantidades de petróleo e a financiar sua guerra na Ucrânia, apesar das sanções ocidentais.
Os custos de seguro de guerra para navios que navegam para o Mar Negro aumentaram, com as seguradoras revisando as apólices diariamente à medida que o conflito na Ucrânia se espalha pelas rotas marítimas.
O navio-tanque Dashan estava navegando em velocidade máxima com seus transponders desligados quando fortes explosões atingiram sua popa, causando danos críticos à embarcação, disse o integrante do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU). Ele não mencionou possíveis vítimas do incidente.
O ataque ao Dashan, que está sob sanções da União Europeia e do Reino Unido e navega sem um registro de bandeira conhecido, também foi confirmado por três fontes de segurança marítima.
Não houve nenhum comentário imediato da Rússia sobre o incidente.