PUBLICIDADE

Mundo

Trump rejeita proposta de senador para reabertura temporária do governo

14 jan 2019 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que rejeitou uma proposta de um aliado republicano no Senado para que ele reabra temporariamente partes fechadas do governo para permitir a retomada das negociações sobre o impasse do financiamento.

Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a imprensa antes de deixar a Casa Branca
14/01/2019 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a imprensa antes de deixar a Casa Branca 14/01/2019 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

Ao deixar a Casa Branca antes de uma viagem a Louisiana, Trump disse a repórteres que não concorda com a proposta do senador republicano Lindsey Graham para reabrir o governo por três semanas.

Se as negociações fracassarem nesse período, disse Graham no domingo, então Trump deve ir em frente e declarar uma emergência nacional para contornar o Congresso e conseguir o dinheiro para o muro na fronteira entre EUA e México - o ponto que desencadeou a paralisação em 22 de dezembro.

Trump tem mantido em aberto a possibilidade de declarar uma emergência nacional caso não consiga um acordo com parlamentares. Ele disse nesta segunda-feira que não está procurando tomar essa ação.

O governo federal está parcialmente paralisado por uma demanda de Trump para que uma lei de gastos inclua 5,7 bilhões de dólares para construir um muro ao longo da fronteira com o México, como prometido por ele durante sua campanha. Democratas se recusaram a prosseguir com negociações até que o governo seja reaberto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade